quinta-feira, 18 de junho de 2015

A bola



A bola. Segundo o dicionário; substantivo feminino; Objeto, geralmente esférico, para ser atirado, batido, chutado, empurrado, carregado, rolado ou arremessado, dependendo do jogo em que está sendo usada. Podem ser duras ou macias, maciças ou cheias de ar. Mais de 30 esportes importantes são jogados com bola. Entre eles estão o futebol, o basquetebol e o beisebol.
A bola.
O mundo é uma bola. Gira como uma bola. Local onde nascemos, crescemos, vivemos. O mundo, local onde todas as oportunidades nos são apresentadas, onde erramos, acertamos, sorrimos, choramos, ações e sentimentos que, a bola, também nos faz sentir.
A bola.
A maioria igual ao mundo. Para muitos, a dona do mundo. Seja grande como uma bola de basquete ou pequena como uma bola de tênis de mesa; Um objeto que transforma vidas. Transforma histórias. Cria lendas.
Um gol marcado nos últimos segundos de um jogo, em uma final de campeonato. Um ace num jogo de tênis, vôlei ou tênis de mesa. Ou uma cesta de três pontos em um jogo de basquete, tudo pode mudar para sempre uma vida. Para o bem ou...
Para o mal. Um erro nos últimos segundos de um jogo, seja em uma jogada equivocada um erro, um golpe de vista errado, e...
De repente, tudo se transforma e como nos movimentos de rotação e translação da terra, que nos traz a noite e dia, o frio e calor e as quatro estações, movimentos que fazem passar os dias e os anos, a bola também gira transformando tudo à sua volta.
E de repente, transforma inferno em céu, frio em calor, fracasso em sucesso e vice-versa, afinal como a dia e noite, frio e calor, o céu e o inferno o sucesso e o fracasso também estão lado a lado. Um esperando o outro.
Uma vitória, uma derrota. Não há empate que traga felicidade a todos. Um herói, um vilão. Alegria e tristezas. Todos, lado a lado. Esperando a bola girar, sem parar, sem parar.
E a bola, como o mundo, gira alheia a tudo o que está acontecendo. Transformando tudo à sua volta, não sabendo se para o bem ou para o mal, pois o seu destino é girar, girar, girar. E deixar o destino transformar.
E deixar que o destino faça a sua parte.

Foi pensando nisso que o escritor Marc Souza, a partir da próxima quinta-feira aqui no Jornal Interativo, vai nos contar “Causos”, histórias de sucesso, de fracasso. Histórias tristes, felizes, inusitadas, sobre as voltas que o mundo dá, ou melhor, as voltas que a bola dá. Seja ela, qual for.


Nenhum comentário:

Postar um comentário