domingo, 10 de maio de 2015

Luis Fabiano e Pato dão vitória a time misto do São Paulo contra Flamengo

O São Paulo preservou alguns de seus titulares para as oitavas de final da Copa Libertadores da América, mas a equipe mista foi suficiente para vencer o Flamengo por 2 a 1, neste domingo, pela rodada de abertura do Campeonato Brasileiro. Luis Fabiano e Alexandre Pato marcaram os gols do Tricolor, e Everton descontou nesta tarde de muito frio e chuva no Morumbi.
O técnico Milton Cruz preservou jogadores como Bruno, Rafael Toloi, Denilson e Centurion, além de ainda não ter Michel Bastos, em recuperação de dengue. Porém, depois de um primeiro tempo ruim, o Tricolor melhorou no decorrer da etapa final com as entradas de Alexandre Pato e Ganso.
O São Paulo marcou seu primeiro gol em grande assistência de Wesley para Luis Fabiano balançar. Já no segundo, o atacante Alexandre Pato, que havia participado do inicio da jogada do gol do camisa 9, recebeu de Ganso e tirou de Paulo Victor. O time de Vanderlei Luxemburgo ainda descontou com Everton, em cobrança de pênalti.
Assim, com a vitória, o São Paulo tem a tranquilidade necessária para pensar no jogo de quarta-feira, contra o Cruzeiro, pelas oitavas de final da Libertadores. Pelo Brasileirão, o Tricolor só volta a atuar no domingo, às 18h30 (de Brasília), contra a Ponte Preta, no Moisés Lucarelli.
Já o Flamengo, que eliminou a partida que teria pela Copa do Brasil no meio de semana, só joga no domingo, diante do Sport, às 16 horas (de Brasília), no Maracanã, pela segunda rodada do Brasileirão.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Paulo Henrique Ganso e Alexandre Pato saíram do banco para definir a vitória no segundo tempo
O jogo - Sob garoa e frio no Morumbi, o São Paulo tentou superar o desentrosamento de uma escalação mesclada entre titulares e reservas, mas começou a partida buscando mais jogadas de fora da área. A primeira oportunidade saiu aos sete minutos, quando Wesley pegou a bola pela direita e arriscou a finalização, mandando ao lado da meta de Paulo Victor.
O Flamengo se armou com a pretensão de explorar a velocidade de sua linha de frente em contragolpes e foi desta forma que o time de Vanderlei Luxemburgo deu a primeira resposta. Everton tabelou com Marcelo Cirino e saiu com liberdade pela esquerda da área. Mesmo sem ter um ângulo bom, o atacante arriscou a batida por baixo e viu a defesa de Rogério Ceni.
O Tricolor sentiu a falta de criatividade no meio-campo, mas foi ao ataque em seguida, pois Boschilia aproveitou boa jogada de Rodrigo Caio e chutou na marcação. Em seguida, Souza tocou para Luis Fabiano, mas a batida de primeira parou na defesa flamenguista. O camisa 9 são-paulino foi o maior prejudicado pela falta de articulação no meio-campo, já que a bola pouco chegava em condições de finalizar.
Já o Flamengo assustou a torcida da casa aos 26 minutos. Marcelo Cirino foi lançado em velocidade pela direita, e Rogério Ceni saiu da meta. O atacante limpou a pressão do goleiro e chutou desequilibrado, de longe. A bola rolou devagar na direção da meta, mas a defesa já estava na cobertura do goleiro e impediu com tranquilidade o gol. O jogo continuou sem grandes emoções. Boschilia ainda teve oportunidade em cobrança de falta da intermediária, mas a bola passou ao lado da trave.
Apesar de ter incomodado com a velocidade de seus homens de frente, o Flamengo também teve de recorrer à bola parada. Canteros bateu falta para a área, e a defesa são-paulina afastou parcialmente. Wallace pegou a sobra e mandou de cabeça, sem dar muito trabalho a Rogério Ceni, que segurou. Aos 42 minutos, o São Paulo enfim chegou realmente com perigo. Em cobrança de falta da intermediária, Wesley alçou a bola para a área, a defesa rubro-negra falhou e deixou Paulo Miranda cabecear livre, mas Paulo Victor impediu o gol usando o pé esquerdo. No rebote, Souza ainda chutou em cima da marcação.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Luis Fabiano aproveitou belo passe de Wesley e superou o goleiro Paulo Victor para abrir o placar
No intervalo, com o setor de torcida visitante lotado, os flamenguistas até fizeram barulho, mas logo os são-paulinos abafaram. Em campo, Milton Cruz percebeu que o time estava sem criatividade e colocou o meia Ganso para o segundo tempo, tirando o volante Hudson. A etapa final começou com chuva mais forte, intensificando também o frio na capital paulista.
A primeira chance da etapa final foi da mesma forma como no primeiro tempo. Wesley bateu falta muito mais para a área, mas a defesa flamenguista afastou e ainda armou um contragolpe rápido. Ganso foi obrigado a fazer falta e levar cartão amarelo para impedir que a jogasse levasse mais perigo.
Pouco depois, o meia serviu no meio da área para Luis Fabiano, que foi travado ao girar para chutar. Do outro lado, o Flamengo quase abriu o placar. Em jogada rápida, Anderson Pico abriu na esquerda para Everton, que cruzou por baixo na segunda trave. Gabriel foi mais rápido do que Reinaldo e chegou concluindo, exigindo uma grande defesa de Rogério Ceni.
No entanto, o São Paulo também levou perigo em seguida, aos 15. Luis Fabiano recebeu de Paulo Miranda com liberdade na área e finalizou, para grande defesa de Paulo Victor. Com o goleiro caído, o rebote sobrou para o próprio camisa 9, que bateu de pé esquerdo, mas Anderson Pico apareceu em cima da linha, se esticou e evitou o gol.
Se no primeiro tempo o problema estava na falta de criação, a segunda etapa passou a mostrar outro problema dos dois times, que até chegavam com perigo no ataque, mas finalizavam errado. O Flamengo, inclusive, quase marcou um gol de perto do meio-campo. Ganso recuou de longe para Dória, que deixou passar para Rogério Ceni, mas Marcelo Cirino partiu em velocidade para tentar pegar a bola e dividiu com o goleiro. O rebote caiu nos pés de Canteros, que arriscou de longe na direção do gol aberto, mas a bola caiu na rede de cima da meta.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Jonas teve menos trabalho quando Boschilia era um dos poucos jogadores ofensivos do São Paulo
Na sequência, Milton Cruz fez mais uma alteração, tirando Boschilia para a entrada de Alexandre Pato. Já no Flamengo, Luxemburgo colocou Arthur Maia e Lucas Mugni nos lugares de Gabriel e Almir. O São Paulo foi mais rápido para aproveitar sua alteração, e abriu o placar aos 28 minutos em bela jogada. Pato dominou a bola na intermediária, fez jogada individual e tocou na meia-lua para Wesley, que deu alçou no meio da área, fazendo grande assistência para Luis Fabiano chegar sozinho e mandar de cabeça para a rede.

Depois do gol, a torcida são-paulina gritou o nome de Milton Cruz. Em seguida, o técnico colocou Thiago Mendes no lugar de Luis Fabiano, que foi muito aplaudido na saída do campo. O São Paulo já estava embalado em campo, e Ganso fez grande passe para Alexandre Pato, que dominou livre na área e tocou no canto de Paulo Victor, para ampliar aos 35 minutos.


Apenas quatro minutos depois, o árbitro Marcelo de Lima Henrique marcou pênalti em toque de mão de Ganso na área. Assim, Everton fez a cobrança e descontou para os visitantes, justamente quando a chuva era mais forte no Morumbi. O Flamengo ainda tentou se lançar ao ataque, mas o gramado encharcado facilitou o trabalho da defesa tricolor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário