quarta-feira, 6 de maio de 2015

Dispensado do Tricolor, Casemiro desbanca Souza e rebate críticos

A convocação de Dunga para a Copa América 2015, divulgada na última terça-feira, trouxe, dentre as surpresas, a presença de Casemiro na vaga de Souza. Revelado pelo Tricolor, o volante foi dispensado no final de 2012 e partiu para a Europa. Após passar pelo Real Madrid, firmou-se no Porto atuando por empréstimo e atraiu as atenções da comissão técnica canarinho. Souza, atualmente no São Paulo, que vinha sendo convocado, foi preterido no primeiro torneio oficial após o Mundial.
Três anos mais novo que Souza, Casemiro passou por maus bocados até se firmar no futebol europeu. No Real Madrid Castilla, equipe B dos merengues, atuou em apenas 15 jogos e não marcou um gol sequer. Em 2013, subiu para a equipe principal, mas não foi aproveitado por Mourinho, participando de apenas 12 jogos. Foi no Porto que o brasileiro consolidou seu estilo de jogo e, com 26 jogos e três gols, atraiu a atenção de Dunga, que começou a relaciona-lo apenas na última convocação, acontecida em março.
Apesar de uma passagem pelo Porto entre 2010 e 2012, quando não repetiu o sucesso que vem fazendo Casemiro, o volante Souza construiu a maior parte de sua reputação no futebol brasileiro. Revelado pelo Vasco, o atleta ficou duas temporadas no Grêmio antes de ser contratado pelo São Paulo em 2014. No Tricolor paulista, assumiu a camisa 5 e a função de homem de contensão, tornando-se referência do elenco no meio-campo. Ano passado chegou a participar de duas convocações de Dunga, mas foi preterido na Copa América.
Criticado nos bastidores do São Paulo à época, Casemiro ainda conserva uma média de gols pelo Tricolor superior à de Souza. Em 91 jogos, marcou nove gols, o que resulta em uma média de 0,09 por partida. Já o atual dono da posição balançou as redes quatro vezes em 47 aparições a campo, o que resulta em média de 0,085 gols. Tamanha a evolução de Casemiro na atual temporada que, na imprensa europeia, até se especula a volta ao Real Madrid em meados deste ano.
Divulgação
Casemiro vence concorrência com Souza, ganha vaga na Copa América e contraria críticos tricolores

Nenhum comentário:

Postar um comentário