sexta-feira, 15 de maio de 2015

Corinthians amarga ‘seca de gols’ que revive reta final de Tite em 2013

O primor ofensivo corintiano só durou até as primeiras decisões da temporada chegarem. Tanto no Paulistão quando na Copa Libertadores o Alvinegro deixou a desejar, jogando menos do que o esperado em sequência inexplicável em queda de rendimento. O ponto de exclamação na má fase é o aproveitamento ofensivo, que despencou para um gol nos quatro últimos jogos.
A última vez que o Timão amargou estatística comparável foi nas partidas finais do Campeonato Brasileiro de 2013. Na ocasião a sequência marcava a despedida do técnico Tite, que posteriormente passaria ‘ano sabático’ longe do futebol para retomar a equipe nesta temporada. Daquela vez foram quatro jogos sem nenhum gol nas rodadas que fecharam a campanha de um discreto décimo lugar.
O atual rendimento é bem mais sintomático à medida que o Corinthians perdeu todo o primeiro semestre no período de um mês. À eliminação do estadual se seguiu o revés para o São Paulo que fechou a fase de grupos da Libertadores. Depois vieram as derrotas para o azarão Guaraní (PAR), entre as quais uma vitória por 1 a 0 na estreia do Brasileirão impediu maior sequência de insucessos. Antes da má sequência o Corinthians tinha anotado 45 gols em 26 partidas nesta temporada, sustentando média de 1,73 por jogo.
As teorias para a queda tão acentuada são várias, envolvendo desde o atraso de pagamentos até o cansaço acumulado nos últimos meses. O desalinho dos atacantes também pode ser responsabilizado, visto que Emerson foi punido por atitude infantil na Libertadores, e Guerrero tem jogado pouco desde que se recuperou de dengue.
Sergio Barzaghi/Gazeta Press
Mau funcionamento do ataque culminou em eliminação da Libertadores sem um único gol marcado no Guaraní
Nos bastidores fala-se inclusive de ‘debandada’ devido aos problemas financeiros do clube e à proximidade da abertura do mercado internacional. Tite precisa reconstruir a confiança alvinegra até às 21 horas (de Brasília) deste sábado, quando o Corinthians mede forças com a Chapecoense pela segunda rodada do Brasileirão.

Compare abaixo as duas sequências de ‘seca de gols’ sob comando de Tite:
Em 2013Campeonato Brasileiro - Corinthians 0 x 0 Vasco
Campeonato Brasileiro - Flamengo 1 x 0 CorinthiansCampeonato Brasileiro - Corinthians 0 x 0 InternacionalCampeonato Brasileiro - Náutico 1 x 0 Corinthians

AtualmenteCopa Libertadores - São Paulo 2 x 0 CorinthiansCopa Libertadores - Guaraní (PAR) 2 x 0 CorinthiansCampeonato Brasileiro - Cruzeiro 0 x 1 CorinthiansCopa Libertadores – Corinthians 0 x 1 Guaraní (PAR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário