domingo, 10 de maio de 2015

Em duelo de reservas, Corinthians bate Cruzeiro na estreia do Brasileiro

O torcedor que foi até a Arena Pantanal neste domingo, para assistir ao jogo entre Cruzeiro e Corinthians, deixou o estádio em Cuiabá com a sensação de que o futebol apresentado poderia ser melhor. As duas equipes usaram times alternativos priorizando a Libertadores, e o Timão foi um pouco mais eficiente, vencendo por 1 a 0, na estreia de mineiros e paulistas no Brasileirão.
O gol solitário do jogo foi anotado pelo paraguaio Romero, que desviou chute cruzado de Edilson e tirou as chances de defesa de Fábio. Com a vitória, o Corinthians soma os três pontos do Brasileirão em jogo fora de casa já que o mando de campo era do Cruzeiro, que perdeu o direito de jogar no Mineirão por conta de brigas de torcida no clássico contra o arquirrival Atlético-MG na temporada passada.
Na sequência do Campeonato Brasileiro o Cruzeiro vai encarar o Santos, domingo, na Vila Belmiro. No sábado, o Corinthians recebe o Figueirense, mas antes as duas equipes têm compromissos decisivos pela Libertadores, com a Raposa medindo forças contra o São Paulo, no Mineirão, enquanto o Timão tenta reverter a vantagem de dois gols dos paraguaios do Guarani.
O jogo – O Cruzeiro iniciou melhor a partida na Arena Pantanal, dominando a posse de bola até a intermediária, quando o Corinthians apertava a marcação, dificultando as ações cruzeirenses. Para conseguir criar as jogadas, a estratégia da Raposa foi usar os lados do campo com Willian e Marquinhos, além de Gabriel Xavier, que atuou muito próximo da área paulista.
Com este cenário, o Corinthians optou por marcar atrás da linha da bola para tentar surpreender nos contra-ataques, mas a falta de entrosamento resultou em erros de passes em excesso. Vigiado de perto pelos volantes do Cruzeiro, Danilo não conseguiu criar as jogadas, fazendo com que os atletas da defesa do Timão apostassem na ligação direta para o ataque.
Para agredir o time mineiro, o Corinthians usou bastante os lances de bola parada e as jogadas individuais, como foi o caso de Wagner Love aos 16 minutos, que fez fila na defesa celeste, mas finalizou sobre o travessão de Fábio. Após a tentativa corintiana, a equipe de Tite conseguiu equilibrar as ações na Arena Pantanal.
Divulgação/Cruzeiro
O Corinthians venceu o Cruzeiro em um duelo de reservas na estreia do Brasileiro. Foto: Fabricio Rodrigues
O maior problema das duas equipes em Cuiabá foi sem dúvida a falta de um jogo coletivo, com muitas tentativas individuais e erros de passes, fruto do pouco entrosamento já que mineiros e paulistas usaram times mesclados, priorizando a Libertadores. Dessa forma, tecnicamente a partida na Arena Pantanal ficou devendo.
No segundo tempo, os times voltaram mais animados na perseguição ao gol, e se na primeira etapa o Corinthians finalizou muito mais que o Cruzeiro, os celestes arriscaram mais nos 45 minutos finais. Para tentar alguma coisa diferente na partida, Tite trocou Danilo por Emerson, o que resultou ao menos em uma equipe mais veloz e opção ofensiva pela lateral do gramado.
Percebendo a dificuldade da Raposa, o técnico Marcelo Oliveira passou a cobrar o avanço dos laterais e os chutes de fora da área. Com isso, Pará passou a apoiar bastante o ataque, e Willian tentou várias finalizações de longa distância, quase sempre sem perigo, mas a mudança de postura cruzeirense deixou o duelo mais aberto em Cuiabá.
Após os 20 minutos, o jogo, que tinha melhorado um pouco, voltou a ficar morno, com os dois times trocando passes no meio-campo sem muita objetividade. Daí até o apito final do árbitro Anderson Daronco o clássico nacional viveu de lances isolados, frustrando o torcedor de Cuiabá, que viu muito pouco futebol neste domingo.

Em uma destas jogadas esporádicas, o Timão achou o gol com o paraguaio Romero, que desviou um chute cruzado de Edilson e tirou as chances de defesa do goleiro Fábio. Após o gol finalmente sair, o Cruzeiro procurou o empate, mas já sem forças para uma reação, amargando um revés na estreia do Brasileiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário