domingo, 5 de outubro de 2014

Hamilton vence corrida encerrada com acidente e amplia vantagem

O Grande Prêmio do Japão, disputado na madrugada deste domingo, foi encerrado com bandeira vermelha em Suzuka. Após um acidente grave do francês Jules Bianchi (Marussia), a organização decidiu terminar a corrida na 47ª das 53 voltas previstas, e o britânico Lewis Hamilton (Mercedes) ficou com a vitória.
O inglês mostrou competência na pista molhada e chegou aos 266 pontos ganhos no campeonato. Segundo colocado no Japão, o alemão Nico Rosberg está 10 pontos atrás do companheiro de equipe. O terceiro lugar em Suzuka ficou com o alemão Sebastian Vettel (Red Bull).
Após a corrida, preocupados com o estado de saúde de Bianchi, os três primeiros colocados, com o semblante de apreensão, comemoraram timidamente no pódio. O Grande Prêmio da Rússia, próxima etapa do campeonato, será realizado no domingo.
A prova japonesa foi tumultuada em função da chuva que atingiu a região do autódromo de Suzuka. Arrojado, Hamilton explorou seu talento para pilotar em condições adversas e superou o pole Rosberg. O brasileiro Felipe Massa (Williams) terminou em sétimo.
A corrida - Diante do clima instável, a prova começou com a presença do carro de segurança. Logo na segunda volta, depois de o sueco Marcus Ericsson perder o controle de sua Caterham, a organização mostrou a bandeira vermelha.
Com a prova interrompida, os pilotos seguiram para o pit lane, mantendo a ordem do grid de largada. Após aproximadamente 20 minutos, o clima melhorou, e a corrida foi retomada com a presença do carro de segurança. Instantes depois, o espanhol Fernando Alonso sofreu uma pane em sua Ferrari e deixou a disputa.
Pelo rádio, alguns pilotos, entre eles o britânico Lewis Hamilton (Mercedes), pediram a saída do carro de segurança a Charlie Whiting, diretor de prova, o que ocorreu apenas no final da nona volta. Com a melhora nas condições da pista, muitos competidores visitam os boxes para colocar pneus intermediários.
AFP
Preocupado com o estado de saude de Bianchi, Hamilton comemorou timidamente. Foto: Toshifumi Kitamura
O experiente britânico Jenson Button (McLaren), um dos primeiros a parar para trocar os pneus, teve sucesso e assumiu a terceira colocação. Na 16ª volta, o alemão Sebastian Vettel (Red Bull) tomou a quinta posição de Felipe Massa (Williams). Pouco depois, o australiano Daniel Ricciardo (Red Bull) também deixou o brasileiro para trás.
Embalados, os pilotos da equipe austríaca não tiveram maiores dificuldades para passar o finlandês Valtteri Bottas (Williams) antes da 20ª volta. Com a pista mais seca, a organização autorizou o uso da asa traseira móvel na metade dos 53 giros previstos.
Assim, Hamilton utilizou o recurso para atacar intensamente o companheiro Rosberg. Após algumas tentativas infrutíferas, o piloto britânico aproveitou um vacilo do alemão e finalmente conseguiu assumir a liderança na 29ª volta, com uma ultrapassagem a mais de 300km/h.
No 32º giro, Button fez um pit-stop demorado, e perdeu a posição para Vettel. Dez voltas depois, o britânico também foi ultrapassado por Ricciardo. Na 44ª volta, o alemão Adrian Sutil (Sauber) bateu na curva 7. Pouco depois, Bianchi sofreu um acidente no mesmo local e colidiu com o guindaste que removia o veículo do germânico.
O carro de segurança entrou na pista novamente, desta vez acompanhado pela unidade médica. Na 46ª volta, surgiu a bandeira vermelha. Os carros se dirigiram aos boxes e, pouco depois, a organização informou que a corrida não seria retomada. Inconsciente, Bianchi deixou o autódromo de ambulância, já que o clima não permitiu a decolagem do helicóptero.
Confira o resultado final do Grande Prêmio do Japão:
1: Lewis Hamilton (ING/Mercedes)
2: Nico Rosberg (ALE/Mercedes) 
3: Sebastian Vettel (ALE/Red Bull) 
4: Daniel Ricciardo (AUS/Red Bull) 
5: Jenson Button (ING/McLaren) 
6: Valtteri Bottas (FIN/Williams) 
7: Felipe Massa (BRA/Williams) 
8: Nico Hulkenberg (ALE/Force India) 
9: Jean-Eric Vergne (FRA/Toro Rosso) 
10: Sergio Perez (MEX/Force India) 
11: Daniil Kvyat (RUS/Toro Rosso) 
12: Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari) 
13: Esteban Gutierrez (MEX/Sauber) 
14: Kevin Magnussen (DIN/McLaren) 
15: Romain Grosjean (FRA/Lotus) 
16: Pastor Maldonado (VEM/Lotus) 
17: Marcus Ericsson (SUE/Caterham) 
18: Max Chilton (ING/Marussia) 
19: Kamui Kobayashi (JAP/Caterham) 
20: Jules Bianchi (FRA/Marussia) 
21: Adrian Sutil (ALE/Sauber)

Não completou
Fernando Alonso (ESP/Ferrari)

Nenhum comentário:

Postar um comentário