quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Prefeitura de São Paulo pretende privatizar gestão do Pacaembu


A Prefeitura de São Paulo pretende privatizar a administração do Estádio do Pacaembu. Na última terça-feira, a Secretaria Municipal de Esportes lançou um chamamento público para empresas que tiverem interesse em administrar o local através do modelo de concessão, além de se responsabilizar por obras dentro e no entorno do estádio.
- Existe alguém na cidade que possa ser parceiro da Prefeitura para que a gente possa transformar o Pacaembu em uma arena moderna que possa competir com as demais arenas da cidade e do país? Essa é a consulta, por isso o chamamento - explicou o secretário municipal de Esportes Celso Jatene ao site G1.
O temor da Prefeitura de São Paulo é que o Pacaembu fique sem utilização, uma vez que Palmeiras e Corinthians, que tinham o costume de mandar jogos no local nos últimos anos, possuem agora seus próprios estádios. Com isso, a manutenção do espaço poderia gerar prejuízos aos cofres públicos.
Com o chamamento público, as empresas interessadas na concessão terão 20 dias, contando a partir da terça-feira passada, para a inscrição. Após o período, serão outros dez dias para avaliações. Feita as escolhas, os concorrentes terão 90 dias para apresentarem seus projetos. De todo modo, uma decisão final sobre o assunto só sairá após debate na Câmara Municipal. A população poderá participar também de audiências públicas.
- Isso não pode ser uma decisão burocrática, tem de ser uma questão participativa, que respeite o bairro e a cidade. Vamos deixar os moradores, clubes e empreendedores se manifestarem e vamos levar ao conhecimento público e da Câmara quais as possibilidades e a sociedade quem vai decidir - afirmou o prefeito Fernando Haddad.
Vale lembrar que o nome do Pacaembu (Paulo Machado de Carvalho) não poderá ser alterado. Outro ponto importante é que a administração municipal poderá utilizar o espaço em até dez eventos durante o ano (vale lembrar que só podem ser realizados eventos esportivos, devido a uma liminar obtida na Justiça pela associação Viva Pacaembu por São Paulo). Além disso, o Museu do Futebol não fará parte da concessão.


Nenhum comentário:

Postar um comentário