quinta-feira, 5 de maio de 2016

Aborrecido com críticas no Barça, Neymar muda hábitos na rede e até com fãs

  • Juan Medina/Reuters
Neymar vai ao treino do Barcelona. A um restaurante. Se diverte com amigos em casa ou participa de eventos publicitários. Tudo isso agora de maneira reservada. O brasileiro passou a evitar exposição até o fim da temporada no clube por conta da incômoda pressão recebida pela maneira como se comporta.
UOL Esporte ouviu de pessoas próximas de Neymar que ele está chateado. Considera injusto ter o nome associado a festas em momento delicado no clube logo apos a eliminação para o Atlético de Madri na Liga dos Campeões. E a decisão do jogador foi a de se fechar, sem expor a vida social nos perfis em redes sociais como de costume. A conta no Snapchat está inutilizada há mais de dez dias. A do Instagram agora é usada com pouca frequência, e quase sempre para posts relacionados ao time.
Marcelo del Pozo-30.abr.2016/Reuters
Em Barcelona, Neymar evita aparição em locais públicos. Em restaurante já usou ate área privada para comer com amigos e outros jogadores brasileiros do clube para não ter contato com os fãs. Sempre bastante atencioso, o atacante quer evitar fotos com os admiradores.

A decisão da mudança

Neymar sempre ouviu de pessoas que cuidam de sua imagem e de amigos conselhos para não expor exageradamente a vida social. Fotos e vídeos em festas eram considerados abusivos, mas o brasileiro jamais se importou. As redes sociais que utiliza são manuseadas apenas por ele e a nova postura foi uma decisão própria.
Ao seguir para Londres em dias de folga na semana passada, Neymar não fez nenhuma menção em rede social. Por lá, o brasileiro foi flagrado saindo de uma casa noturna e as imagens foram repercutidas de forma negativa em Barcelona. A crítica o incomodou bastante.
Agora, além de evitar a exposição, Neymar quase sempre se fecha em casa. Nos dias de folgas dadas pelo Barcelona nesta semana cumpriu uma agenda comercial e descansou. Festas na madrugada não estão nos planos. No aniversário de Daniel Alves na sexta-feira, por exemplo, tem presença marcada em um jantar. Tudo sem exibicionismo na internet.

A defesa de Neymar

O brasileiro ficou chateado com críticas de torcedores e jornalistas por conta de como leva a vida fora do campo. Entende que os dias de folga são desconsiderados em uma análise sobre o comportamento e avalia não ter feito nada de diferente no ano anterior, quando inclusive viajou para o Brasil em março para o aniversário da irmã - o fato é uma das principais queixas ao jogador.
Neymar não se considera em momento físico ruim e acredita ter caído de rendimento assim como o restante do time, fruto de um desânimo coletivo com a eliminação da Liga dos Campeões. Nas derrotas para Real Madrid, Atlético de Madri e Valencia, o brasileiro ainda ressalta a cobertura dupla de marcadores enfrentada.
20.dez.2003/AFP
A percepção é de que a crítica está atrelada ao momento vivido no clube, que ainda disputa os títulos do Campeonato Espanhol e Copa do Rei, mas perdeu credibilidade pelos seguidos tropeços desde março - time perdeu os 11 pontos de vantagem para o Atlético de Madrid.

A lembrança de Ronaldinho

A agenda social de Neymar já foi tema de reportagens em todos os jornais esportivos da Catalunha. Os textos são carregados de críticas e lembranças ao estilo de vida de Ronaldinho em Barcelona são constantemente realizados.
"O Barcelona historicamente tem problema para encaixar jogadores com culturas de festas. O Ronaldinho, Romário, os brasileiros carregam muito essa imagem de prazo de validade. É um clube de torcedor que se considera proprietário, trata jogadores como seus funcionários e por isso há uma vigilância forte", disse Toni Padilla, editor do jornal catalão ARA.
"Mas considero injusto o que falam do Neymar no momento. O Ronaldinho se atrasava em treino, tem casos até de chegar embriagado. O Neymar segue com o mesmo comportamento de sempre. O que faltam são os resultados", complementou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário