domingo, 5 de junho de 2016

SELEDECEPÇÃO



É uma pena, mas, não consigo torcer para a seleção brasileira. Não consigo acreditar mais na dita “Pátria de Chuteiras”.
Gosto de futebol. Gosto, não, amo este esporte criado na terra da rainha. E um dia amei a seleção canarinho. Hoje, não mais.
E isso não foi após à goleada sofrida contra a Alemanha na Copa passada. Quem dera fosse.
Minha decepção com a seleção brasileira vem de antes. Aquela derrota sofrida contra a Alemanha naquela fatídica tarde não foi nada mais do que a conseqüência da má administração do nosso futebol realizado pela CBF.
Aquela situação vexaminosa já estava por vir. Ainda bem que foi contra a Alemanha (uma seleção forte, que depois, sagrou-se campeã mundial), a derrota poderia ter sido contra uma seleção com menos tradição no futebol mundial. Mas, mesmo que fosse, não seria uma surpresa, não para mim.
Nos últimos anos, a CBF conseguiu destruir por completo todo amor que o povo brasileiro sentia por sua seleção. Destruiu também toda a aura de superioridade e de medo que emanava daquela seleção vestida de azul e amarela, que, só de pisar em campo fazia com as outras seleções tremessem. E, o pior, a CBF destruiu por completo o futebol da nossa seleção.
Não, não me venham dizer que vivemos em uma entressafra de jogadores. Isso não é verdade. É claro, que não temos mais tantos jogadores como antes, mas, continuamos produzindo craques. Neymar, Phillipe Coutinho, William, Jonas, Lucas Lima, Oscar, Luan, Marquinhos, Daniel Alves, Casemiro, Marcelo, Douglas Costa, enfim, isso para dizer somente alguns que brilham em seus clubes, mas na seleção... Alguns destes apesar da qualidade inegável sequer são convocados para a seleção brasileira, e quando são, sequer entram em campo. Muitos, quando entram, entram em posição totalmente oposta a que é acostumado, e aí... Aí a tragédia é o destino final.
Mas, não fica por aí. A CBF, com seu calendário de jogos no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil, por vezes, faz com que os jogos da seleção sejam nas mesmas datas que os jogos destes campeonatos, ou próximos a eles, aí, o caos se instala. O campeonato brasileiro, tão carente de craques, perde suas principais estrelas para a seleção. Dando aos clubes mais prejuízos do que lucro.
Isso sem contar nas escolhas equivocadas para treinador da seleção que, na maioria das vezes, são escolhas meramente políticas e não técnicas, o que causa total desinteresse. Note o caso do atual treinador da seleção, que, além de convocar mal, não consegue sequer dar padrão de jogo à seleção. Isso sem contar que ele, como treinador de clubes, nunca conseguiu um título de expressão, e o que é pior, suas convocações são totalmente contrárias à situação do futebol nacional, ignorando alguns craques e convocando alguns jogadores que sequer jogam em grandes centros futebolísticos.
Analisando a grosso modo tal treinador não traz à seleção qualquer beneficio, seja tático ou técnico. Sua presença no banco de reservas só afasta os torcedores que há muito perdeu a cabeça com ele, e ao contrário do que ele pensa, nunca foi respeitado como técnico. O que sua arrogância não o deixa perceber.
Assistindo a um jogo da seleção não consigo encontrar qualquer virtude. Não consigo torcer. Não consigo me ver representado ali. O pior é que não sou só eu que penso assim.
É uma pena, mas, é a mais pura verdade. Aquela energia. Aquela aura hipnotizadora que fazia com que ficássemos maravilhados diante da TV não existe mais.

Ao assistir ao jogo da seleção a única torcida que temos é para que nossos craques retornem logo para o nosso clube de coração. Nem que para isso a seleção tenha que ser desclassificada de mais uma competição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário