terça-feira, 14 de julho de 2015

Sem salário, atletas de time de SP relatam uso de água da chuva para café

  • Thiago Rino/Reprodução
    Jogadores abandonaram alojamento por falta de água e luz e entraram com processo na Justiça
    Jogadores abandonaram alojamento por falta de água e luz e entraram com processo na Justiça
Bruno Thadeu
Do UOL, em São Paulo



Time que disputa a 4ª divisão do Campeonato Paulista, o Osvaldo Cruz enfrenta grave crise financeira. Os jogadores do time abandonaram o clube porque não recebem salário desde março. Ao UOL Esporte, os atletas do time relataram que o alojamento oferecido pelo clube estava com água e gás cortados, a ponto de os atletas usarem água da chuva para preparar café.
Os14 atletas, na faixa de 18 a 20 anos, deixaram o alojamento no início do mês.
"A água foi cortada (no dia 14) porque não pagaram. Ficamos dois dias sem água. O pessoal acordou com vontade de tomar café e estava chovendo muito. Não tinha água. Então o jeito foi usar a água da chuva", relatou ao UOL Esporte um atleta do Osvaldo Cruz, que pediu para não ser identificado. 
Três atletas entraram com processo na Justiça do Trabalho, exigindo a liberação imediata do clube, além de reparações financeira e moral.
"O técnico Gilmar [Tadeu] fez milagre. Ele tirou dinheiro do bolso para comprar mistura para o elenco comer. Se não fosse ele, a situação seria bem pior", disse um atleta ouvido pela reportagem.
Reprodução
Sindicato dos Atletas enviou ofício à Federação Paulista pedindo punição a clubes com atrasos de pagamento aos jogadores, entre os quais o clube Osvaldo Cruz
O alojamento teve a água cortada por falta de pagamento. A calçada em frente ao local foi quebrada por funcionários da empresa responsável pelo fornecimento para que evitar qualquer possibilidade de distribuição ilegal de água.
Revoltados com as condições insalubres e com a falta de salários, vários jogadores largaram o clube em meio à competição.   
Ao UOL Esporte, o presidente do clube, Carlos Espinoza. negou que o alojamento tenha sofrido cortes de água e gás.  "Isso o que eles disseram não é verdade [falta de água no alojamento]", diz.
O dirigente reconheceu que o clube tem atrasos salariais, mas que foram feitos acordos com os atletas para pagamento das dívidas. Já os jogadores negam que tivesse ocorrido um acordo. 
As dívidas acumuladas fizeram a diretoria do Osvaldo Cruz pedir desligamento do clube do torneio estadual. A denúncia feita pelos atletas chegou ao Sindicato dos Atletas de São Paulo (Sapesp), que encaminhou um documento à Federação Paulista de Futebol exigindo punição ao clube. O Osvaldo Cruz corre risco de perder pontos e ser eliminado do torneio. O Sindicato também pede para que os clubes com débito sejam impedidos de participar do Paulistão de 2016.
Devido aos problemas financeiros, a atual diretoria se licenciou. A empresa Select Gold, que gerenciava o departamento de base do time, assumiu o compromisso de comandar o time profissional até o fim do Paulistão.

Time de base é puxado para jogar no principal
Com a debandada do elenco profissional no início de julho, o Osvaldo Cruz vem tendo problemas para formar equipes no torneio. Contra o Tanabi, o Osvaldo Cruz foi representado por 14 atletas, graças à presença de atletas da base. O time saiu derrotado por 4 a 0.
Com maioria de atletas da base, o Osvaldo Cruz foi goleado no domingo, 6 a 1, frente ao Assisense, em Osvaldo Cruz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário