quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Pistorius é inocentado de acusações de assassinato premeditado

Depois de longos meses de investigações, a juíza Thokozile Masipa, do Tribunal da Pretoria, na África do Sul, determinou que Oscar Pistorius não assassinou intencionalmente a namorada, a modelo Reeva Steenkamp. O veredicto foi anunciado na manhã desta quinta-feira.
Apesar de ter sido inocentado das acusações de que teria premeditado a morte de Steenkamp, o velocista ainda pode ser condenado por homicídio culposo, quando não há a intenção de matar.
"O Estado não provou além de qualquer dúvida razoável que o acusado é culpado de assassinato premeditado. Simplesmente não há fatos suficientes para sustentar essa conclusão", declarou a juíza.
AFP
Com a decisão, Pistorius se livrou da prisão perpétua (foto: Lucky Nxumalo)

No julgamento, a defesa de Pistorius alegava que o atleta teria efetuado os disparos após se sentir ameaçado e confundir a modelo com um ladrão. Enquanto isso, a promotoria acusou o sul-africano de ter assassinado a namorada intencionalmente e pediu que ele fosse condenado a prisão perpétua.
O julgamento de Pistorius teve início no dia 3 de março - pouco mais de um ano após o incidente, que ocorreu no dia 14 de fevereiro de 2013 – e terminou no dia 8 de agosto. Durante esse período, o velocista chegou a frequentar uma clínica psiquiátrica a pedido da juíza, que queria saber se ele poderia ser considerado “criminalmente responsável” pelo ocorrido.
Apesar de confirmar que Pistorius não responderá por homicídio doloso, Thokozile Masipa ainda pode demorar para emitir a sentença final do atleta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário