terça-feira, 23 de setembro de 2014

... E tudo vira circo (de horrores)


Certo?
Errado?
Errado?
Certo?
Todos sabem o que tais palavras significam. Afinal, desde muito jovens aprendemos o significados delas.
O problema é que as coisas mudaram. Infelizmente hoje não dá  para saber o que é certo e o que é errado. Bem, sabemos sim o que é certo ou errado, mas certas atitudes nos fazem repensar sobre estas palavras.
Hoje os valores foram invertidos. Isso mesmo, invertidos. O que é certo é errado. O que é errado transformou-se em certo.
Todos os dias assistimos na TV casos de corrupção relacionados aos nossos políticos e pessoas influentes, e, nada acontece. Assistimos passivamente como se o que esta acontecendo diante dos nossos olhos são coisas normais. Atitudes corriqueiras que, não prejudicam ninguém.
Presidente, governadores, senadores, deputados, procuradores, desembargadores, juízes, simplesmente ignoram o que está acontecendo. Quando não,  afirmam, com a maior cara de pau, desconhecer o acontecido.
Os julgamentos, são de mentira, fazem o circo para a opinião pública assistir e depois, inocentam a todos, quando consideram culpados condenam a penas irrisórias. Ou após a condenação, vem outra autoridade que simplesmente desfaz o que o primeiro fez.
Circo. Circo. Circo.
E nós aceitamos tudo. Como o gado que vai para o matadouro, aceitando passivamente seu triste e cruel destino.
Esta inversão  e este circo a que somos obrigados a assistir esta em todos os setores da sociedade.
No futebol, um jogador foi condenado por agressão a um juiz de futebol a seis meses de suspensão, pena esta que, dias depois, foi transformada em, pasmem, três jogos. Não posso afirmar que a pena de seis meses era muito dura, mas, três jogos para quem agrediu a um juiz de futebol, a autoridade máxima em um jogo de futebol, de fato, é muito pouco.
Para se ter uma idéia do que acontece em outros lugares do mundo, o atacante Brandão, do Bastia da França, pegou seis meses de suspensão por ter agredido um colega de trabalho, o volante Thiago Motta do PSG.
Outra situação que faz-nos pensar foi o que aconteceu com o goleiro do Santos Aranha: Em uma partida disputada no estádio do Grêmio em Porto Alegre, o mesmo foi agredido verbalmente pela torcida tricolor que, chamava-o de “macaco”. No começo, o circo: Em uma atitude inesperada por parte da CBF, o Grêmio foi eliminado da Copa do Brasil, campeonato que ambos estavam disputando. O que, sem julgar o mérito da questão, foi aparentemente uma pena muito dura ao clube, principalmente, pelo fato de que não dá evitar que torcedores tenham tal atitude. (situação totalmente diferente do caso do jogador que agrediu o juiz).
Depois de toda esta situação: agressão verbal ao goleiro e a consequente eliminação do clube da Copa do Brasil, a equipe santista voltou a Porto Alegre na quinta feira passada, para uma partida pelo Campeonato Brasileiro, e, mais uma vez a torcida agride o jogador. Desta vez com vaias. De repente a vítima se transformou em ré. O certo ficou errado, e o errado, certo.
E qual atitude será tomada?
Não estou falando em eliminação do Grêmio do Campeonato Brasileiro, longe disso. Mas, algo tem que ser feito. Depois de todo o circo montado na Copa do Brasil, e agora, o que acontecerá no Campeonato Brasileiro?
Bem, não vou ficar surpreso se, o Grêmio voltar à Copa do Brasil e, a atitude de seus torcedores não serem punidas. Afinal, acredito que, sendo atitude da torcida, na mais justo do que, a torcida ser punida. Jogos sem a torcida tricolor é uma idéia.
O circo mais uma vez foi montado. A platéia esta lotada. E logo tudo voltará ao normal e nós mais uma vez assistiremos a uma obra de ficção, onde só os fortes, ricos e influentes sobreviverão. 


                                                                                                                         Marc Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário