O Palmeiras decidirá a Copa do Brasil em casa, no dia 2 de dezembro, às 22h, seguindo definição do sorteio realizado na tarde desta quinta-feira (29) na sede da Confederação Brasileira de Futebol (CBF).
O Santos terá mando de campo na abertura do confronto, dia 25 de novembro, no mesmo horário.
Diferentemente de todo o torneio, a decisão não tem como critério de desempate o número de gols feitos fora de casa. Assim, a ordem para ficar com o título é: maior número de pontos e depois melhor saldo de gols. Caso o empate permaneça, o campeão será conhecido nos pênaltis.
A primeira partida deverá acontecer na Vila Belmiro, de acordo com o presidente do time do litoral paulista. A segunda, no Allianz Parque.
Referência do Santos, Lucas Lima lamentou, em entrevista ao Sportv, por não poder atuar em casa na 2ª partida: "Estava torcendo pela decisão na Vila, mas infelizmente não foi o caso. Nosso time está em uma fase boa e tem de vencer os dois jogos, se quiser sair campeão. Vejo que estamos sabendo jogar fora de casa na Copa do Brasil".
"A equipe encontrou um jeito de jogar na Vila Belmiro. A torcida fica bem perto, faz pressão. O fator casa é sempre importante", disse o volante Renato, do Santos, presente no palco no evento.
O lateral direito Lucas foi o representante palmeirense. "O jogo de ontem, decidido nos pênaltis, nos dá muita força para o jogo. Existe um pouquinho de tudo, estamos um pouquinho engasgados", afirmou, se referindo à vitória sobre o Fluminense nos pênaltis, após os 2 a 1 no tempo regulamentar.
Anteriormente, os jogos estavam agendados para 4 e 25 de novembro, mas as datas mudaram após pressão liderada pelo Santos e acatada por todos os semifinalistas. A alegação foi de que o intervalo entre os duelos seria muito grande.
Santos e Palmeiras farão a primeira decisão com clássico paulista da Copa do Brasil. A final reeditará a do campeonato estadual de 2015, quando o clube da Vila levou a melhor nos pênaltis.
Na semi, o alvinegro bateu o São Paulo com 6 a 2 no placar agregado, enquanto o adversário superou o Fluminense em outra disputa por pênaltis.
HISTÓRICO
Em 26 anos de Copa do Brasil, a equipe que jogou a primeira partida como mandante se sagrou campeã em 16 oportunidades.
O último caso foi justamente em 2014 quando ocorreu outro clássico estadual. Na ocasião, o Atlético-MG levou a melhor sobre o Cruzeiro.
A vantagem das equipes que jogam a primeira em casa é ainda maior se analisarmos os últimos 11 anos. Apenas duas vezes, Sport em 2008 e Flamengo em 2013, quebraram a sequência de títulos dos visitantes da segunda partida neste período.