"Quero um carro bom. Não pretendo ficar na Fórmula 1 só por ficar". Essa frase foi repetida inúmeras vezes por Felipe Massa após o anúncio de sua saída da Ferrari, em setembro do ano passado, quando perguntado sobre o futuro da carreira no automobilismo. Seis meses depois, o brasileiro demonstrou nos testes de pré-temporada que teve seu desejo cumprido.
Cotado para correr em Williams, Lotus, Sauber e Force India, além de dizer que negociou com a McLaren, Massa optou pela escuderia de Frank Williams, que passava por um processo de renovação e estruturação após anos de seguidos fracassos.
A aposta deu certo e a equipe britânica foi entre elas a que mais conseguiu quilometragem nos testes de Jerez e Bahrein. De acordo com dados da revista Autosport, os carros da Williams percorreram 4.893 km, contra 4.039 da Sauber, 3.975 da Force India, e 1.288 da Lotus.
Massa deixou o Bahrein com o melhor tempo de todos os dias de trabalhos das equipes no circuito de Sakhir. A marca de 1min33s258, obtida no último sábado, quase foi superada no domingo por Lewis Hamilton, da Mercedes, que fez 1min33s278. A Williams só não andou mais do que a equipe de Hamilton na soma das três fases de testes. A equipe alemã percorreu 4.973 km.
"Nós terminamos a pré-temporada nos sentindo muito felizes com o carro, motor, pilotos e equipe. Todos estão funcionando e trabalhando juntos como deveriam e estamos felizes com o rumo que o time está tomando", disse Rod Nelson, engenheiro-chefe de testes da Williams.
A Force India, que assim como a Williams também usa motores da Mercedes, foi quem mais se aproximou do bom desempenho da equipe de Massa. O mexicano Sergio Perez liderou por dois dias seguidos os trabalhos no Bahrein, enquanto o alemão Nico Hulkenberg foi o mais rápido em uma sessão da semana anterior, no mesmo circuito.
Equipada com o motor da Renault, que teve sérios problemas com todas as equipes no começo da pré-temporada, a Lotus foi uma das maiores decepções dos testes. Além de não levar os carros a Jerez, em janeiro, a equipe de Pastor Maldonado e Romain Grosjean ainda viu quebras, fogo no motor, e seus pilotos entre os últimos colocados das sessões.
A Sauber, que usa o motor Ferrari, o único com que Massa havia trabalhado em toda a carreira na Fórmula 1, se saiu um pouco melhor. Colocou seus carros em uma espécie de pelotão intermediário em quase todas as sessões de testes, mas teve um princípio de incêndio no motor de Adrian Sutil no penúltimo dia no Bahrein.
A temporada começa para valer no próximo dia 15 de março, quando será disputado o treino classificatório para o GP da Austrália, no circuito de Melbourne, pista onde nunca nenhum brasileiro saiu como vencedor. O Brasil não vence uma prova no país desde 1993, com Ayrton Senna, quando o evento era realizado em Adelaide.
http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2014/03/03/testes-comprovam-que-massa-fez-a-melhor-escolha-ao-ir-para-a-williams.htm
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