O brasileiro Felipe Massa não foi bem nos treinos classificatórios e largará apenas em 13º no GP da Malásia de Fórmula 1, no próximo domingo, no circuito de Sepang. A pole position foi novamente da Mercedes, assim como havia sido no GP da Austrália, de novo com o inglês Lewis Hamilton.
O britânico fez 1min59s431 e ficou à frente do alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que completa a primeira fila depois de marcar 1min59s486. Companheiro de Hamilton na Mercedes, o alemão Nico Rosberg largará em terceiro, depois de fazer 2min00s050.
A 33ª pole de Hamilton o faz ficar apenas atrás de Senna, Schumacher e Vettel na história. Ele se igualou ao francês Alain Prost e ao britânico Jim Clark.
As atividades deste sábado foram atrasadas por cerca de 50 minutos em função das chuvas torrenciais que caíram em Sepang. Houve até risco de elas não acontecerem e serem transferidas para domingo antes da prova.
O Q1 chegou a ser interrompido depois que o sueco Ericsson, da Caterham, rodou, perdeu o controle do carro e bateu no muro, ficando com o carro destruído.
Na segunda parte do treino, o espanhol Fernando Alonso tocou seu carro com a Toro Rosso do austríaco Kvyat e quebrou a suspensão da Ferrari. Mais uma vez os carros tiveram que deixar a pista. Mas o bicampeão mundial ainda voltou e fez o quarto tempo.
No Q2, Felipe Massa não avançou para a etapa que definiria os dez primeiros depois de perder tempo na definição dos pneus. Restando cinco minutos para o fim, tinha apenas o 11º tempo, mas foi para os boxes e trocou os pneus. Retirou os específicos para chuva, que todos vinham usando, e colocou intermediários. Não deu certo.
Voltou novamente para os boxes e com pneus para pista molhada, mas teve a chance de fazer apenas uma volta e marcou 2min02s460, o que lhe deixou fora da parte final do treino e apenas com a 13ª colocação. As duas trocas o fizeram perder tempo, e a tática da Williams de apostar nos intermediários foi questionada, já que todos os pilotos estavam usando os para a chuva.
"Eu estava com pneu de chuva no início da Q2, mas parece que o Bottas (companheiro de equipe) estava melhorando (o tempo) com o intermediário, meu engenheiro disse que ele estava melhorando. Então eu falei que se ele tava melhorando, era bom arriscar. Não é que eu não andei no final, eu andei mas acho que não tinha o que fazer", explicou, em entrevista à TV Globo.
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