Afastado da Copa do Mundo após a lesão na terceira vértebra da região lombar da coluna, Neymar perdeu a chance de disputar o prêmio de melhor jogador do Mundial. Mesmo com quatro gols em cinco jogos, uma assistência e eleito o melhor da partida duas vezes, o camisa 10 do Brasil sequer figurou na seleção da Fifa que aponta os destaques do campeonato com base em estatísticas da competição. Esse ranking não tem relação com a eleição do craque da Copa do Mundo, que será escolhido numa votação de jornalistas até o fim da disputa.
Mas a ausência do craque nesta lista não significa que o Brasil não está representado. Desde o fim da primeira fase e também nas oitavas e quartas de final, David Luiz e Thiago Silva são os únicos comandados de Luiz Felipe Scolari presentes. Entre os brasileiros, só David Luiz aparece na seleção da competição desde a rodada de abertura. Ao fim da primeira fase, Thiago Silva também já aparecia no time ideal da Fifa. Quando terminaram as oitavas, Neymar era o sexto melhor no geral, mas não integrava a seleção da Copa, já que era superado em pontos por Benzema, da França, e Robben, da Holanda, e o esquema usado na análise tem apenas dois atacantes.
Decisivos na vitória por 2 a 1 sobre a Colômbia, com um gol cada e boa atuação, David e Thiago são as principais referências da Seleção após a perda de Neymar. Pilares que podem conduzir o time ao título. Suspenso pelo segundo cartão amarelo, Thiago não jogará a semifinal contra a Alemanha nesta terça-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, às 17h (de Brasília). Ainda assim, foi escalado por Felipão para estar ao lado dele na entrevista coletiva da véspera da partida.
David Luiz será o capitão na ausência do companheiro. O camisa 4, que já exerce importante liderança, foi eleito o melhor jogador da partida entre Brasil e Colômbia, nas quartas de final, e marcou um lindo gol de falta. O bom desempenho, no entanto, não garantiu a permanência do jogador na liderança do ranking da Fifa. Após as quartas de final, o defensor caiu do primeiro para o sétimo lugar. O atacante francês Karim Benzema tomou a ponta.
Com a bênção de Fabio Cannavaro
Campeão do mundo em 2006, Cannavaro é só elogios aos brasileiros (Foto: Reprodução SporTV)
David e Thiago perseguem o sexto título do Brasil numa Copa, mas podem ir além. Semifinalistas, podem tentar alcançar o feito de Fabio Cannavaro. Eleito o melhor jogador do mundo em 2006, o capitão do quarto título mundial da Itália só ficou atrás de Zidane na eleição do melhor da Copa. O francês, vice-campeão, foi escolhido numa votação de jornalistas. No fim do ano, no entanto, a Bola de Ouro e Prêmio Fifa, que hoje são unificados, ficaram com o defensor.
Cannavaro está no Brasil comentando a Copa para o SporTV e tem elogiado muito a dupla de zaga brasileira. Recentemente, após a vitória sobre a Colômbia com gols dos defensores, apontou David e Thiago como os melhores do mundo.
- Os defensores modernos podem fazer isso também (decidir jogos). Por sorte, embora estejamos no Brasil e todos conheçam o Brasil pelos atacantes que tiveram na história, hoje isso mudou um pouco. Hoje, vocês têm os dois maiores do mundo. Graças isso, estão eles estão resolvendo não apenas problemas na defesa. Se virmos as atuações de Thiago Silva e David Luiz, foram maravilhosos na defesa, fecharam tudo que tinham para fechar e fizeram duas jogadas muito boas e concluíram bem. Às vezes, é o papel do defensor. Faz bem depois das críticas que Thiago Silva recebeu, respondeu como um grande campeão deve responder. Com uma ótima atuação e com uma cereja em cima do bolo, que foi o gol – disse, em sua participação no programa "É campeão", do SporTV
Na avaliação do italiano, durante a Copa no Brasil, David Luiz tem assumido uma postura diferente daquela que apresenta na Europa.
- Jogando na Europa, sempre tive a impressão que fosse um jogador de muito talento, mas com defeitos de concentração, no sentindo em que em cada jogo ele cometia algumas ingenuidades de atenção. Nessa Copa até agora, acho que foi o melhor zagueiro que vimos. Para mim, foi o mais regular do time, que assumiu a responsabilidade de dizer que é a minha casa e aqui mando eu. Isso é muito importante. Uma coisa que para mim na Europa ele não faz. Ele é talentoso, mas não dá essa sensação. Acho que até agora foi um dos melhores do time – frisou o italiano.
Apesar de ter perdido posições, David Luiz permanece na seleção da Copa do Mundo, já que está entre os quatro melhores defensores, e a Fifa não faz distinção entre zagueiros e laterais para formar seu time ideal, assim como não distingue volantes e meias. Thiago é o quarto na pontuação.
A avaliação divulgada pelo site da Fifa foi elaborada pela Castrol, fabricante de lubrificantes automotivos que patrocina a entidade. O índice é determinado por um sistema de rastreamento que recolhe dados sobre cada jogador do Mundial. As informações são analisadas por uma equipe de especialistas, que atribui pontos para cada atleta com base no nível de contribuição para a vitória ou o bom desempenho da seleção em campo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário