segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

TÉCNICOS DO PAULISTÃO - MANO MENEZES - CORINTHIANS

Luiz Antônio Venker de Menezes é o nome do técnico do Corinthians Mano Menezes.
Mano nasceu em Passo do Sobrado no dia 11 de junho de 1962. Como jogador Mano jogou apenas em clubes amadores, não se profissionalizando. Cursou Educação física e se tornou técnico paralelamente à sua carreira amadora.
Seu primeiro time, como treinador foi  em 1986 no SESI do Rio Grande do Sul. Depois do SESI, foi treinador das categoriais de base do Guarani-VA, onde jogara amadoramente, clube que se profissionalizou.
Depois, treinou a base do Caxias e do Internacional de Porto Alegre. Também fez estágio no Cruzeiro em 1997, com Paulo Autuori. Em 1997 retorna para o Guarani-VA, agora como treinador profissional. Depois vai para o Brasil de Pelotas e o Iraty, em 2002 e em 2003, respectivamente. Em 2003, volta ao Guarani e fica por poucos meses. Em 2004, ganha notoriedade por sua boa campanha na Copa do Brasil, no comando do 15 de Novembro, chegando à semifinal e obtendo o terceiro lugar.



De 2004 à 2005, treina o Caxias.
Em abril de 2005, Mano Menezes foi contratado pelo Grêmio para ser o responsável por trazer o Grêmio novamente à Série A do Campeonato Brasileiro, pois o clube havia "caído" no ano anterior. A meta foi cumprida e além de levar o "tricolor gaúcho" de volta à elite do futebol brasileiro, Mano conquistou o título de Campeão da Série B daquele ano em uma partida que ficou conhecida como "A Batalha dos Aflitos" devido aos acontecimentos que se desenrolaram ao longo da partida e ao fato desta ter sido realizada no Estádio dos Aflitos, estádio do Náutico, em Recife, no estado de Pernambuco.
Este episódio posteriormente virou um filme exatamente com o nome "A Batalha dos Aflitos", lançado em 2007. Naquela histórica partida, o Grêmio teve 4 jogadores expulsos, dois penaltiscontra a sua meta, os dois perdidos pelo Náutico.



Anderson, hoje no Manchester United, da Inglaterra, marcou o gol do Grêmio, que retornou o clube à Série A. Em 2006, Mano levou o Grêmio ao título do Campeonato Gaúcho com vitória sobre o arquirrival Internacional, título que o tricolor não conquistava desde 2001.
Ainda em 2006, classificou o Grêmio em terceiro lugar no Campeonato Brasileiro, obtendo assim, uma vaga para disputar a Copa Libertadores da América no ano de 2007.
Em 2007, foi bicampeão gaúcho fazendo uma brilhante campanha.
Na Copa Libertadores da América, eliminou dois dos grandes clubes paulistas, o São Paulo, nas oitavas-de-final, e o Santos, na semifinal, chegando à final e perdendo para o Boca Juniors daArgentina.
Mano Menezes deixou o Grêmio no final de 2007. Após 169 jogos, obteve 89 vitórias, 35 empates e 45 derrotas, o que representa um aproveitamento de 59,56%. Foram 302 pontos conquistados de um total de 507.
No final de 2007, foi contratado para dirigir o Corinthians, com a missão de levantar o clube que, com o rebaixamento pra a Série B, entrou na crise mais grave de toda a sua história.
Em 2008, disputando a Copa do Brasil, conseguiu levar a equipe paulista à final contra o Sport e ficou com o vice-campeonato após ser derrotado (venceu em casa por 3 a 1 e perdeu fora de casa 2 a 0, sendo derrotado pelo critério do gol fora de casa).
Após a derrota na Copa do Brasil, o Corinthians desviou todas as suas atenções novamente à Série B. Em 8 de novembro de 2008, levou o time, em uma bela campanha, com apenas três derrotas, ao título do Campeonato Brasileiro de Futebol de 2008 - Série B.
Em 3 de maio de 2009, levou o Corinthians ao título do Campeonato Paulista, sendo campeão invicto.
Em 1 de julho de 2009, sagrou-se campeão da Copa do Brasil, contra o Internacional de Porto Alegre, disputando o segundo jogo da final na casa do adversário, e fazendo a festa no Rio Grande do Sul. Com isso, conseguiu a vaga para a Taça Libertadores da América de 2010.
Em 2010, o Corinthians vira todas as suas atenções para a Libertadores. No Campeonato Paulista, o clube foi desclassificado por apenas dois pontos para o quarto colocado.
Na Libertadores, maior objetivo da equipe no ano de seu centenário, a equipe comandada por Mano fez uma brilhante primeira fase, sem nenhuma derrota. Nas oitavas-de-final, a equipe foi desclassificada pelo Flamengo, saindo prematuramente da competição.
Em 25 de junho de 2010, Mano Menezes entra para a história do Corinthians conquistando a centésima vitória no comando da equipe. A vitória aconteceu numa partida contra o Iraty, válida pelo Torneio Cidade de Londrina. O único gol da partida foi marcado por Jorge Henrique.
Convidado para dirigir a Seleção Brasileira, Mano deixa o Corinthians depois de dois anos marcados por uma passagem vitoriosa pelo clube, com três títulos, e com um aproveitamento de 64,4% dos 184 jogos que disputou pelo time.
Em 23 de julho de 2010, após a eliminação da Seleção Brasileira nas quartas-de-final da Copa do Mundo e, consequentemente, a demissão do então técnico Dunga, Mano Menezes foi convidado a assumir o comando da seleção.
Dois dias após conquistar o Superclássico das Américas, seu segundo título no comando da Seleção, Mano Menezes foi demitido pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 23 de novembro de 2012, após reunião entre o presidente da entidade José Maria Marin, o vice-presidente Marco Polo Del Nero e o diretor de seleções Andrés Sanches. A demissão do treinador, dada após bons resultados em amistosos (cinco vitórias e um empate entre setembro e novembro) e o título do Superclássico contra a Argentina, gerou grande polêmica na mídia esportiva geral, com muitos jornalistas afirmando ser esta uma decisão muito mais política do que propriamente técnica.9 10
Em junho de 2013, foi anunciado pelo Flamengo. Fez 22 jogos no comando do clube, mas não conseguiu uma sequência de bons resultados no Campeonato Brasileiro. Entregou o time na briga contra o rebaixamento. De bom, só a classificação em cima do Cruzeiro pela Copa do Brasil. No dia 19 de Setembro de 2013, pediu demissão do Flamengo após a derrota por 4 a 2 para o Atlético Paranaense no Maracanã12
Em 11 de dezembro de 2013, o Corinthians anunciou a contratação de Mano Menezes para a temporada de 2014.13


Nenhum comentário:

Postar um comentário