sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Palmeiras tem um terço do espaço de rivais na Globo e busca alternativas

Ernesto Rodrigues/Folhapress.ESPORTES
Gil (esq.), do Corinthians, disputa lance com Robinho, do Palmeiras, em partida neste domingo (6), pela Série A do Campeonato Brasileiro
Gil (esq.), do Corinthians, disputa lance com Robinho, do Palmeiras, em partida neste domingo (6), pela Série A do Campeonato Brasileiro

Nos últimos anos, o Palmeiras se acostumou a ter menos partidas transmitidas na TV aberta em relação aos rivais São Paulo e Corinthians. No Campeonato Brasileiro de 2015 não tem sido diferente: o alviverde tem menos de um terço do espaço dos outros grandes da capita, mas encontra alternativas para compensar a situação.
Neste Brasileirão, São Paulo e Corinthians já acumulam dez partidas cada um transmitidas. O Palmeiras, por sua vez, tem apenas três – o alviverde, inclusive, já foi escalado para jogar às 11h no final de semana diversas vezes na temporada.
Em tese, a menor exposição na televisão representaria um golpe na busca do clube por receitas e patrocinadores, mas, em 2015, isso não está ocorrendo. Com uma estratégia diferente, o Palmeiras encontrou outras formas de alavancar as receitas.
Se pela televisão é difícil assistir às partidas do time de Marcelo Oliveira, no estádio a casa tem estado sempre cheia. O Allianz Parque tem a melhor média de público da competição (33,9 mil) e já acumula R$ 27 milhões em receitas – valor superior a um patrocínio máster.
Sem a mesma exposição dos rivais paulistas, os patrocinadores do Palmeiras tem apostado em ações diretas com a torcida alviverde e, principalmente, os membros do programa Avanti, de Sócio Torcedor.
A Crefisa direcionou parte de seus recursos para a contratação de reforços como Thiago Santos e Lucas Barrios; além disso, estampa sua marca em produtos dirigidos aos sócio-torcedores. A Faculdade das Américas, por sua vez, oferece cursos com descontos aos sócio-torcedores.
Com isso, em 2015, o clube já arrecadou R$ 206 milhões nos sete primeiros meses – no ano passado, no mesmo período, a receita foi de R$ 112 milhões – pouco mais da metade.
Procurada pela reportagem, a Globo afirmou que "não divulga informações estratégicas relativas a sua programação, mas garante que mantém uma parceria muito boa com todos os clubes brasileiros, promovendo o futebol de maneira profissional e abrangente e valorizando a relação do torcedor com seu clube, não apenas durante as transmissões esportivas mas também em seus telejornais". O Palmeiras não comentou o número de partidas transmitidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário