segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

COPA SÃO PAULO: VENCER OU REVELAR


A Copa SP começa mais um ano com algumas questões que ano após ano aumentam: onde é o limite de times? E os times de empresários? Nível dos jogos e participantes? Até onde vale tudo para vence-lá? É mais importante, para os clubes, vencer ou revelar?


A Copa SP se transformou em uma verdadeira feira de vendas de jogadores. Cada vez mais temos times que nunca tiveram equipes profissionais ou sequer participam de qualquer outra competição no ano, são os chamados" times de empresários". Faz bem para a competição a participação dessas equipes? Sem contar nas intermináveis viagens e nas más condições a que esses atletas são submetidos. Todo ano é a mesma história, passada e repassada pela imprensa. Mas e dai? Nada se faz? Como organizar uma competição série com 104 clubes?

Jogos com placares de 7 x 0, 10 x 0, não ajudam em nada a competição. Já se defendeu uma pré-copinha, que poderia acontecer em Dezembro, mas mais uma vez, tudo fica sempre na conversa. Isso seria contra "muitos inreressses", e como no Brasil, os interesses sempre vem à frente, tuco continua de mal a pior.
casagrande 
E a maior dúvida de todas: mais vale Vencer a Copinha ou revelar e ajudar a equipe principal? O Corinthians é o maior vencedor da competição, mas você se lembra do último atleta de ponta revelado pelo clube? Baixar os meninos que ja subiram não é um retrocesso? Depois do Corinthians, Santos e São Paulo passaram a fazer isso também. Atitudes assim em nada ajudam. O Santos venceu tudo no Sub 20 de ano de 2013, subiu valores interessantes, alguns titulares como o volante Alisson e o zagueiro Gustavo Henrique. Leandrinho, Neylton, Victor Andrade, Giva, Geovânio, Léo Citadini, Jubal, Émerson Palmieri, Pedro Castro entre outros integraram  a surpreendente campanha Santista no Brasileirão. A Copinha não cumpriu seu objetivo nesse caso?  Vale a pena desce-los?

                                             dener


Revelar deveria ser o grande objetivo de todas as equipes grandes do Futebol. Mesmo porque, a história da competição é repleta de craques que foram criados e apresentados ao mundo através da Copinha. Casagrande, Falcão, Fred, Denner, Kaká, Neymar, Robinho, Rai, Cerezo, Djalminha, Marcelinho Carioca, Vagner Love, para encurtar, são alguns dos muitos revelados pela competição, que ha algum tempo tinha poucos times, muita qualidade nos jogos, muitos bons atletas e apenas um objetivo: abastecer os times principais.
falcão 
Bons tempos aqueles!

                                          fred

                                                                      neymar


Nenhum comentário:

Postar um comentário