quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

São Paulo acerta com Edgardo Bauza, bicampeão da Libertadores

Edgardo Bauza assinou contrato até o final de 2016; neste ano, ele esteve no Morumbi para encarar o Tricolor (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press)
Edgardo Bauza assinou contrato até o final de 2016; neste ano, ele esteve no Morumbi para encarar o Tricolor (Foto: Fernando Dantas/Gazeta Press
O São Paulo acertou na tarde desta quinta-feira a contratação do técnico argentino Edgardo Bauza, campeão da Libertadores pela LDU, em 2008, e pelo San Lorenzo, em 2014. Aos 57 anos, ele assinou um contrato válido até o final da temporada e já trabalha com a diretoria tricolor os reforços visando à disputa da Libertadores, no primeiro semestre.
“Acabei de assinar o meu contrato. Realmente estou muito contente com a oportunidade de chegar em um clube com tanta história e tão grande como o São Paulo. Gostaria de saudar todos os torcedores, e espero que juntos no próximo ano possamos recolocar o São Paulo onde ele sempre deve estar: no topo, e tratando de ser campeão”, disse o treinador ao site oficial são-paulino.
“Estou muito feliz por poder contratar um treinador vencedor, bicampeão da Libertadores, que é o torneio que o nosso torcedor mais gosta de disputar”, afirmou o presidente do clube, Carlos Augusto de Barros e Silva, também ao site oficial. Antes, ele havia assegurado que não tinha pressa para definir o nome do comandante.
Quem fechou o negócio foi o executivo de futebol, Gustavo Vieira de Oliveira, que realizou algumas viagens recentes para conseguir o “sim” do treinador. O valor dos salários a serem pagos não foram divulgados, mas o Tricolor aceitaria pagar até R$ 500 mil para o contratado.
O anúncio chega em meio às críticas com relação ao atraso do planejamento, principalmente se comparado ao dos rivais, todos com treinador já definido há um bom tempo. Além disso, na manhã desta quinta-feira, o vice-presidente de futebol, Ataíde Gil Guerreiro revelou a gravação que provocou a renúncia de Carlos Miguel Aidar ao cargo de presidente, provocando ebulição nos bastidores do Tricolor.
Bauza comandou o San Lorenzo nas duas últimas temporadas. Em 2014, levou a equipe argentina à inédita conquista da Copa Libertadores da América. Este ano, ficou com o vice-campeonato nacional e classificou seu antigo clube para a fase de grupos da competição continental do ano que vem.
Ele substituirá oficialmente Doriva, que deixou o cargo no início de novembro. Desde então, Milton Cruz assumiu interinamente o comando e, mesmo levando uma goleada de 6 a 1 para o arquirrival Corinthians, conseguiu uma vaga na pré-Libertadores.
Essa disputa, aliás, vai nortear os próximos dias de conversa entre o comandante e a diretoria. Com o início dela marcado para o dia 3 de fevereiro, a ideia é contratar ao menos cinco reforços, suprindo as saídas de Rogério Ceni, Luiz Eduardo, Edson Silva, Alexandre Pato e Luis Fabiano. Kieza, centroavante do Bahia, pode ser o primeiro da lista.

Santos rejeita troca de Werley por Galhardo com o Grêmio

GAZETA PRESS
Galhardo tem contrato com o Grêmio apenas até o final do ano
Galhardo foi eleito o Bola de Prata 
A negociação envolvendo a contratação definitiva do lateral direito Galhardo pelo Grêmio segue sem acerto do clube gaúcho com o Santos. Nesta quarta, o time paulista recusou a proposta de troca simples entre o ala e o zagueiro Werley, que pertence ao Grêmio e jogou o Brasileirão emprestado à equipe da Vila Belmiro. O desfecho positivo do negócio já é tratado como improvável pela direção gremista.
Galhardo foi emprestado pelo Santos ao Grêmio em janeiro, e seu contrato com o clube gaúcho se encerra no próximo dia 31. Werley fez caminho inverso, mas o clube não pretende aproveitá-lo em 2016, devido à sua passagem irregular entre os anos de 2012 e 2014.
Inicialmente, o Santos descartou um negócio envolvendo os dois atletas, mas a lesão de David Braz na final da Copa do Brasil abriu espaço para Werley permanecer por mais tempo no elenco. Porém, uma troca simples, sem valores, está fora de cogitação: ganhador da Bola de Prata, Galhardo (que não teve boa passagem pelo Santos) termina o ano valorizado. Assim, o clube paulista entende que merece uma compensação financeira, além do passe de Werley, para liberá-lo em definitivo para Porto Alegre.
Com o acerto com Galhardo cada vez mais complicado, o Grêmio já vasculha o mercado na busca por um novo lateral direito. Além disso, o clube tenta fechar as renovações de Geromel e Maicon nos próximos dias e está ativo na busca por um meia argentino e um centroavante. Para a meia-cancha, o nome de Alán Ruiz, que passou pelo clube em 2014 e está no Colón, é o mais especulado; para o ataque, o alvo é o centroavante Fernando Fernández, do Guaraní-PAR.

Modesto compara balanços, projeta evolução e fala até em novo estádio para o Santos

REPRODUÇÃO TV
Presidente disse que manutenção do elenco de 2015 é o principal objetivo
Presidente disse que manutenção do elenco de 2015 é o principal objetivo
Com um ano e quatro dias de mandato, o presidente Modesto Roma Júnior vê um Santos melhor preparado para entrar em 2016 do que foi em 2015. Planejando uma evolução em termos de equipe, o mandatário santista falou até em tocar o projeto de uma nova arena.
Em entrevista ao SporTV na tarde desta quinta, fez uma boa avaliação do ano em que o Santos calou as críticas e disputou títulos atuando no mesmo nível de outros rivais. O plano agora é manter a base. "O nosso objetivo é manter esse grupo, o Dorival me disse que com isso e mais alguns da base ele se vira, foram as palavras dele. Agora temos jogadores querendo ficar no Santos, diferente do que acontecia, e isso é uma alegria grande", disse.
Afirmando que, apesar de confiar no atual plantel, o grupo precisa ser reforçado, Modesto não quer se desvincular da política econômica adotada desde o início do ano e que vem recolocando as finanças no prumo: a da contensão de gastos. "Precisamos de algumas peças, mas o cerne vai ser mantido. Temos que reforçar o time mantendo o trabalho da contensão de gastos", declarou.
Negando os boatos que cercaram o meia Lucas Lima, tanto em âmbito nacional quanto internacional, o mandatário do Peixe confirmou que já enviou a proposta por Marquinhos Gabriel ao Al-Nassr e aguarda uma resposta. Ao ser perguntado sobre Robinho, que deixou o Santos no meio do ano para ir à China e parece não ter se adaptado, o presidente prometeu não cometer loucuras, mas não negou a vontade de repatria-lo.
Brindando a inauguração de uma nova sede do clube, agora na zona sul da capital paulista, Modesto Roma tem planos mais ambiciosos para aproximar o torcedor da capital do clube da baixada e vice-versa. Após confirmar que o Santos atuará no Pacaembu contra Mogi Mirim e Água Santa, pelo Paulistão 2016, o chefe santista revelou planos para construir um novo estádio e uma via exclusiva para subir a serra.
"Pretendemos ter uma saída, uma ponte rodoviária, entre Santos e São Paulo para dar mais conforto ao nosso associado tanto em Santos quanto em São Paulo", comentou, prosseguindo ao tratar sobre a futura arena. "Temos uma reunião dia 7 de janeiro para evoluir a ideia. Estamos acertando com nosso coirmãos, a Associação Atlética Portuária e a Portuguesa Santista, que também são donas da área. Estamos avançando, conversando com os investidores, estamos caminhando", acrescentou.
Despistando sobre Leandro Damião, cuja situação contratual com está na Justiça do Trabalho, Modesto preferiu não alimentar os rumores do mercado. Mostrando-se otimista em relação à permanência de Marquinhos Gabriel, o presidente elogiou a temporada de Galhardo, lateral do Grêmio, que recentemente foi mencionado em uma possível troca com o Santos pelo zagueiro Werley, que veio do tricolor gaúcho.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Livre no mercado após deixar o Galo, Levir Culpi é cotado no São Paulo

Levir Culpi; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)Levir Culpi; Atlético-MG (Foto: Bruno Cantini/CAM)
Livre desde a saída do Atlético-MG, o técnico Levir Culpi passou a ser cotado no São Paulo. Em contato com a reportagem, o treinador despistou e disse que não há nada oficial. O Tricolor não confirma, nem desmente as conversas, postura que será adotada até a definição do comandante para 2016. Mas dirigentes do clube e o auxiliar Milton Cruz apoiam a contratação.
Levir esteve na capital paulista durante esta semana para participar do "Bem, Amigos", do Sportv, e resolver questões particulares. Nos últimos dias, ele teria dito em conversa descontraída com amigos que estaria em negociação com o São Paulo. A assessoria do treinador, no entanto, nega que haja contato em andamento com o clube paulista.
A possível contratação tem a aprovação de Milton Cruz, interino responsável por comandar o time na reta final do Brasileirão. Os dois são amigos, trabalharam juntos no Tricolor, no ano 2000, e costumam se comunicar constantemente.
Cuca, nome de consenso, diz não ter sido consultado, mas deve ser liberado do contrato com o Shandong Luneng, da China, que quer Mano Menezes. Seu vínculo, maior empecilho na visão do Tricolor, ainda não foi rescindido. O treinador pode ficar fora do mercado durante algum tempo para resolver questões particulares. Diante disso, o São Paulo pensa em Levir.
Diego Aguirre, opção no passado e oferecido pelo empresário Juan Figer, não empolgou. O uruguaio foi anunciado pelo Atlético-MG. Antes, o São Paulo buscou informações sobre seu trabalho e pensou na contratação, opção posteriormente descartada.
Levir Culpi também tem ótima relação com Rogério Ceni, autor do prefácio de seu livro "Um burro com sorte?". O goleiro está prestes a se aposentar. 

Fabuloso não descarta o Grêmio, mas vê acerto com o time de Luxa próximo

Terceiro maior artilheiro da história do São Paulo, com 212 gols, o atacante Luis Fabiano fechou o seu ciclo como jogador do Tricolor na vitória de domingo sobre o Figueirense, no Morumbi. Apesar de confirmar que está negociando com o Tianjin Songjiang, time comandado por Vanderlei Luxemburgo na segunda divisão da China, o camisa 9 não descartou defender o Grêmio na próxima temporada. O jogador, porém, garante que ainda não existe nada de oficial com o clube gaúcho, apenas especulação. 
- Realmente existe uma grande chance para o time do Vanderlei Luxemburgo. Sim, existe uma proposta (...). O Grêmio é outra possibilidade, apesar de não ter nada oficial certo. Só especulação, mas pode ser que apareça alguma coisa nos próximos dias.
Luis Fabiano, atacante do São Paulo (Foto: Reprodução SporTV)Luis Fabiano não descarta jogar pelo Grêmio na temporada de 2016 (Foto: Reprodução SporTV)
O jogador revelou que já vinha sendo procurado pelo time chinês, mas que não se aprofundou na negociação pela importância dos jogos do São Paulo no Campeonato Brasileiro. Fabuloso espera o período de férias para definir o seu futuro profissional. 
- Surgiram algumas coisas. Eu estou tentando deixar passar esse jogo para pensar com tranquilidade (...). Como eu estava dentro do Campeonato Brasileiro, com jogos importantes, eu fui adiando. Mas é uma grande possibilidade (fechar com o Tianjin Songjiang).
Com uma lesão no ligamento colateral medial do joelho direito, o atacante não entrará em campo no próximo domingo, no último jogo do São Paulo no Campeonato Brasileiro. O Tricolor Paulista enfrenta o Goiás, às 17h (de Brasília), no Serra Dourada. Uma vitória garante o time comandado por Milton Cruz na Taça Libertadores do próximo ano. 

Santistas criticam planejamento e atacam até mudança da data de final

Ricardo Nogueira/Folhapress
Elenco criticou mudança das datas das finais e a falta de zelo da diretoria com gramado da Vila
Elenco criticou mudança das datas das finais e a falta de zelo da diretoria com gramado da Vila
O clima é de velório no Santos após a perda do título da Copa do Brasil para o Palmeiras, como não poderia ser diferente. No vestiário do Allianz Parque, os atletas estavam arrasados. No dia seguinte, o elenco se reapresentou normalmente. Abatidos, os atletas que jogaram a decisão realizaram o treino de recuperação na academia do clube, enquanto os reservas foram para o gramado.
Além do abatimento, o UOL Esporte apurou que muitos atletas ficaram insatisfeitos com o planejamento do Santos na reta final da temporada. Até a viagem a Curitiba, quando a equipe santista enfrentou o Coritiba pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, no dia 22 de novembro, virou motivo de crítica.
Os atletas alegam que não entenderam por que viajaram para o Paraná se não seriam utilizados na partida. Na ocasião, a comissão técnica decidiu poupar os titulares e escalar um time alternativo. O Santos perdeu o jogo por 1 a 0 e ficou mais longe do G-4.
Os jogadores questionam que o cansaço da viagem atrapalhou a "estratégia de descanso". Esta foi uma das poucas reclamações que envolvem a comissão técnica. Alguns jogadores também questionaram algumas substituições de Dorival Júnior nos últimos jogos, mas algo considerado normal entre os boleiros. Este questionamento, inclusive, está longe de ser unanimidade no elenco.
Unanimidade mesmo é a bronca dos atletas com a diretoria do clube por conta da alteração das datas iniciais das decisões da Copa do Brasil, que acabaram custando caro ao Santos. Dorival Júnior não fala abertamente, mas também reprovou o fato de não ter sido consultado. Os jogadores também não gostaram da ideia.
Os jogos estavam marcados para 4 e 25 de novembro, mas o clube considerou que o intervalo longo entre os confrontos poderia atrapalhar o ritmo dos finalistas e diminuir a empolgação dos torcedores. E, de fato, atrapalhou, mas o próprio Santos. Quando confirmou a classificação para a final, a equipe ocupava a quarta colocação no Campeonato Brasileiro, com 50 pontos. A boa fase foi confirmada com o triunfo por 2 a 1 contra o próprio Palmeiras, na Vila Belmiro, pela rodada seguinte.
"Não fiquei sabendo da situação e da mudança. Soubemos só quando foi alterado, mas não é um fato que vai me preocupar. É natural que aconteça a recuperação do Arouca, como o Santos poderia ser beneficiado. Temos que estar preparados para os dois dias, essa é a nossa obrigação", disse à época, amenizando, mais uma vez, após a perda do título.
"É hipótese, prefiro não falar, não sei o que aconteceria [caso as datas fossem mantidas]. Temos que reconhecer o valor do Palmeiras, eles mereceram", emendou.
Além da mudança das datas das finais, comissão técnica e jogadores ficaram revoltados com a falta de zelo da diretoria com o gramado da Vila Belmiro na reta decisiva do Santos no fim de ano. O campo foi muito utilizado pelas categorias de base na disputa das finais do Campeonato Paulista e pelas seleções que participam do Sul-Americano feminino sub-20.
Dorival chegou a dizer que o Santos jogou em um "brejo" contra o Flamengo pela 35ª rodada do Brasileiro. Para treinador e elenco santista, a partida diante dos cariocas custou caro para o time no Campeonato Brasileiro.
"Nós tivemos um campo muito pesado, praticamente jogamos em um barro, em um brejo contra o Flamengo", lamentou.

Federação confirma exclusão do Real da Copa do Rei por escalação irregular


A Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF) acatou nesta sexta-feira a denúncia do Cádiz, refutou as alegações do Real Madrid e confirmou a eliminação do time da capital da Copa do Rei pela escalação irregular do atacante russo Cheryshev, autor de um dos gols na vitória por 3 a 1 na última quarta-feira. O clube merengue ainda pode recorrer em primeira instância ao Comitê de Apelação e depois ao Tribunal Administrativo do Esporte.
O jogador estava suspenso pelo acúmulo de três cartões amarelos da época que estava emprestado ao Villarreal. Mas a alegação do Real é que ninguém no clube, tampouco o jogador, foram notificados da punição.
- Depois de analisar o acontecido com a diretoria, a punição por três cartões amarelos não é eficaz porque ninguém comunicou o jogador como assegura no ponto dois do artigo 41. É um princípio essencial e básico de qualquer lei penal. O Cheryshev, segundo ele mesmo manifesta, ninguém o avisou e, por isso, não é eficaz. Não recebemos nada da RFEF ou do Villarreal. O jogador não sabia de nada – disse Florentino Pérez, presidente do Real, em entrevista coletiva na quinta-feira.
O artigo 41 do Código Disciplinário da Federação Espanhola de Futebol (RFEF) diz que as punições são publicadas integralmente no site da entidade, mas que só terão efeito em caso de notificação pessoal (jogadores, treinadores, técnicos, delegados e diretores no clube que pertençam em cada momento).
Em março, a RFEF emitiu um comunicado confirmando que Cheryshev estava suspenso, apesar da eliminação do Villarreal para o Barcelona (ele recebeu amarelo contra Real Sociedad e Getafe, além do jogo contra o Barça, na semifinal). O Real Madrid estreou na Copa do Rei nesta quarta - e Cheryshev foi titular, sendo substituído até de maneira inusitada: aos 30 segundos do segundo tempo.
- Iremos ao TAD (Tribunal Administrativo do Esporte) porque há jurisprudência. Se alguém não fez o que deveria ter feito pediríamos desculpas. Mas se o jogador não nos disse, nem a Federação, nem o Villarreal, era impossível saber de algo. Não recebemos a circular do dia 27 de julho, a Federação sabe. Além disso, Rafa Benítez pediu maior atenção ontem (quarta) para que checassem tudo - continuou Florentino, sem apontar culpados por enquanto.

Dunga diz já ter sido ameaçado por empresário por não convocar certo atleta

  • JUAN MABROMATA / AFP
O técnico Dunga afirmou já ter sido ameaçado por empresários por não convocar determinado jogador para a seleção brasileira. A declaração foi dada em entrevista ao "Esporte Espetacular", da TV Globo.
"Tivemos problema, de não convocar os jogadores e de uma certa forma, entre aspas, sermos ameaçados por mensagens", afirmou o comandante.
Dunga está em sua segunda passagem pela seleção brasileira. O técnico gaúcho assumiu o comando da equipe depois da Copa do Mundo de 2014, em que o Brasil terminou na quarta colocação.
Nas Eliminatórias para o Mundial de 2018, o Brasil ocupa a terceira colocação, com 7 pontos, cinco a menos que o líder Equador. A seleção brasileira venceu Peru e Venezuela, empatou com a Argentina e foi derrotada para o Chile.

Novo presidente da CBF gera atrito no 1º ato com eleição para vaga de Marin

Deputado Marcus Vicente é o novo presidente da CBF. Foto: Gustavo Lima
Deputado Marcus Vicente é o novo presidente da CBF. Foto: Gustavo Lima
Ao ser escolhido na última quinta para assumir a presidência da CBF durante a licença de 150 dias pedida por Marco Polo Del Nero, o deputado Marcus Antônio Vicente (PP-ES) declarou que sua prioridade seria pacificar a entidade.
Porém, uma de suas primeiras ações incendiou ainda mais a política da confederação. Ele marcou para o próximo dia 16 eleição para definir o substituto de José Maria Marin, suspenso temporariamente pela Fifa desde que foi preso na Suíça. O coronel Carlos Antônio Nunes deve ser o candidato da situação.
A medida desagradou ao grupo do opositor Delfim Peixoto, presidente da Federação Catarinense. Por ser o vice mais velho da confederação, ele assume a presidência da entidade se Del Nero renunciar ou, no entender da maioria dos presidentes de federações, for suspenso pela Fifa. Procurado pelo blog, porém, o secretário-geral da entidade, Walter Feldman, disse que as federações estaduais entraram em acordo sobre a vacância do cargo.
Nunes é mais velho que Delfim e passaria a ser o primeiro na linha sucessória. Além disso, o grupo ligado ao catarinense alega que Marin não pode ser substituído, pois foi suspenso provisoriamente pela Fifa. Ao anunciar seu afastamento, a CBF disse que medida valia até o processo ser concluído. Assim, o entendimento é de que o cargo não está vago, como diz a ata de convocação da assembleia..
Assim, o gesto de Vicente foi visto como uma manobra para assegurar que Delfim não assuma a presidência.
Em reunião com representantes de 23 das 27 federações estaduais nesta sexta na qual foi discutida a situação de Marin, a direção da CBF explicou aos cartolas que o cargo de Marin ficou vago porque ele está afastado por 180 dias, como prevê o estatuto. Porém, dois presidentes de federações disseram ao blog que o estatuto da entidade não prevê a vacância nesse prazo de seis meses. E que o afastamento precisa ser referendado em assembleia, independentemente do motivo. O estatuto não está disponível no site da entidade.
O prazo para as inscrições se encerra no próximo dia 11, o que mostra a pressa da entidade. Cada candidato precisa apresentar a assinatura de apoio de oito federações e de cinco clubes.