segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Barca do Botafogo é divulgada e forma um time inteiro de jogadores

Vitor Silva / SSPress
Lulinha, ex-Corinhtians e Bahia, é um dos que não permanece no Botafogo em 2016
Lulinha, ex-Corinhtians e Bahia, é um dos que não permanece no Botafogo em 2016

O Botafogo divulgou na tarde desta segunda-feira a lista de jogadores que estão com o contrato encerrando e não farão parte do plantel para 2016. No total, a barca possui 11 jogadores, alguns deles que foram titulares em boa parte da temporada.
Os nomes são: Alisson, Bazallo, Camacho, Daniel Carvalho, Diego Giaretta, Diego Jardel, Lulinha, Pedro Rosa, Serginho, Thiago Carleto e Tomas Bastos.
O zagueiro Diego Giaretta, o lateral esquerdo Thiago Carleto e os meias Diego Jardel, Daniel Carvalho e Lulinha são os mais conhecidos e que mais participaram de partidas em 2015. Carleto, aliás, tinha sido o único que já havia anunciado sua saída na semana passada após a confirmação do título da Série B, quando fez um post de agradecimento em suas redes sociais.
Confira abaixo o comunicado oficial do Botafogo:
"O Botafogo de Futebol e Regatas agradece a jogadores em fim de contrato que não permanecerão para a próxima temporada. São eles: Alisson, Bazallo, Camacho, Daniel Carvalho, Diego Giaretta, Diego Jardel, Lulinha, Pedro Rosa, Serginho, Thiago Carleto e Tomas Bastos. Os atletas já foram comunicados oficialmente.
O clube manifesta seu agradecimento pelos serviços prestados, pela dedicação nos treinamentos e jogos e pelo profissionalismo durante toda a vitoriosa temporada, finalizada com o título do Campeonato Brasileiro da Série B e o retorno à Primeira Divisão. Boa sorte aos atletas em seus futuros desafios.
A Diretoria segue empenhada na montagem do elenco para 2016, negociando contratações e renovações, para o Botafogo entrar ainda mais forte na próxima temporada e atingir seus objetivos.
Botafogo de Futebol e Regatas"

E o Tite? Dunga vê Jorginho como melhor técnico do Campeonato Brasileiro

Flavio Florido/UOL
Dunga e Jorginho trabalharam juntos na seleção durante o ciclo para a copa de 2010
Dunga e Jorginho trabalharam juntos na seleção durante o ciclo para a copa de 2010
Na opinião de Dunga, Jorginho é o melhor técnico do Campeonato Brasileiro. Na visão do comandante da seleção brasileira, o treinador do Vasco, mesmo com grande chance de ser rebaixado, é o grande nome da competição por todo o trabalho de recuperação do Cruzmaltino no decorrer da temporada.
"Converso quase que diariamente com o Jorge. É o grande treinador deste Campeonato Brasileiro", opinou Dunga, em entrevista à Rádio Tupi.
Dunga sequer mencionou os técnicos da parte de cima da tabela e exaltou o desafio de Jorginho diante do pressionado Vasco - 18º colocado do torneio.
"Como falado, ele está trocando pneu com o carro andando. Não é fácil. No Brasil, trocam treinador, comissão técnica, preparação física. É como um carro que sai de gasolina, vai para o álcool, depois troca para o óleo diesel e precisa andar. Até regularizar tudo, leva tempo. E ele conseguiu fazer isso muito bem. Vou torcer muito para que ele se salve neste último jogo [Vasco x Coritiba]. Que ele conquiste mais esse êxito, é uma pessoa digna, de muito caráter e moral", completou o técnico da seleção.
Neymar e seleção
Além de exaltar o ex-companheiro de comissão técnica da seleção, Dunga elogiou bastante sua principal estrela do momento. O técnico comentou a presença de Neymar entre os finalistas do prêmio de melhor do mundo da Fifa e disse ver grandes chances de o brasileiro faturar a disputa.
"Se formos analisar pelos números, ele [Neymar] tem grandes chances. O Messi ficou um bom tempo machucado, o Cristiano Ronaldo não está repetindo o desempenho do ano passado e o Neymar vem numa crescente. Além de assumir responsabilidade na ausência do Messi, fez gols importantes e comandou o time. Acredito que ele tem muita chance".
Por fim, Dunga comentou o trabalho na seleção brasileira, reclamou novamente do pouco tempo de treinamento quando tem o grupo reunido e mostrou preocupação com o tempo sem jogar até o próximo compromisso pelas Eliminatórias – março, contra Uruguai e Paraguai.
"Tentamos ao máximo entrosar o time, mas é complicado. Jogador chega na segunda à noite, às vezes na terça pela manhã, treinamos na terça, na quarta não pode ser uma atividade puxada e já jogamos na quinta. Apesar de conhecer os jogadores, a movimentação, o olhar no companheiro requer um maior tempo. O entrosamento nem sempre é o ideal. Estamos há um ano na seleção, parece longo, mas se colocarmos em horas de treino, é menos que um campeonato regional", avaliou.
"Agora ficaremos aí esse tempo todo longe. Esse é um grande questionamento. Ficaremos amarrados em termos de trabalho. Vamos ficar buscando mais informações do que trabalhando propriamente. A é torcer para que todos mantenham o bom nível e não se machuquem, não tem outro jeito. É o período mais difícil, essa transição de temporada. Mas não vou chamar de dificuldade, falo de desafio para superar", encerrou.

Neymar é finalista do Bola de Ouro; Messi e C. Ronaldo são os rivais

Neymar, atacante do Barcelona, é um dos três finalistas do prêmio Bola de Ouro, concedido pela Fifa ao melhor jogador do ano. É a primeira indicação do atacante de 23 anos na maior premiação individual do futebol. Neymar terá como concorrentes Lionel Messi (Barcelona) e Cristiano Ronaldo (Real Madrid). O anúncio dos três melhores atletas de 2015 ocorreu nesta segunda-feira.
A última vez que um brasileiro figurou na final da eleição do melhor do mundo foi Kaká, em 2007. Na ocasião, o meio-campista faturou o prêmio.
A revista France Football, organizadora do prêmio junto à Fifa, revelou em seu site os três finalistas cerca de 20 minutos antes do anúncio oficial da Fifa.
O prêmio Bola de Ouro será entregue ao vencedor no dia 11 de janeiro, na Suíça. A escolha do melhor atleta do ano é feita com base em votação reunindo técnicos e jogadores de seleções e jornalistas.
Cristiano Ronaldo e Messi já eram esperados para a final. Neymar disputava a terceira vaga com Luis Suárez
AP
Neymar marcou 45 gols em 2015, 41 deles pelo Barcelona
Na premiação pelo gol mais bonito do ano, a Fifa selecionou o brasileiro Wendell Lira, que fez o gol pelo Goianésia. Wendell concorrerá com Messi e Florenzi.
Na categoria melhor técnico (futebol masculino) concorrem Pep Guardiola, Jorge Sampaoli e Luis Enrique. Os melhores técnicos no futebol feminino são Jill Ellis (EUA), Mark Sampson (Inglaterra) e Norio Sasaki (Japão).
As três jogadoras finalistas do Bola de Ouro são: Carli Lloyd (EUA), Aya Myama (Japão), Celia Sasic (Alemanha).
A indicação de Neymar ao prêmio de melhor do mundo coroa uma temporada brilhante. O brasileiro conquistou quatro títulos pelo Barcelona: Liga dos Campeões, Campeonato Espanhol, Copa do Rei e Supercopa da Uefa (essa última ele ficou de fora se recuperando de caxumba). Neymar tem até agora 45 gols na temporada, 41 deles pelo Barcelona e quatro pela seleção brasileira.
Neymar terminou a Liga dos Campeões 2014-15 como um dos artilheiros (10 gols). Na Europa desde 2013, Neymar passou recentemente por sua maior prova: substituir Messi.
Sem o craque argentino na equipe catalã (que se recuperava de lesão), Neymar contribuiu para manter o alto rendimento do Barça em campo, formando dupla com Luis Suárez. O camisa 11 do time catalão desponta na artilharia do Campeonato Espanhol.
Pela seleção brasileira, Neymar não apresentou o mesmo volume de jogo. Ele falhou no maior desafio: a Copa América. Neymar foi expulso na 1ª fase contra a Colômbia, levou gancho da Conmebol e deixou a competição. Nas Eliminatórias da Copa, Neymar disputou apenas uma das três partidas, com rendimento apenas regular.
Os concorrentes de Neymar ao prêmio de melhor do mundo estão acostumados com a disputa. Lionel Messi é finalista pela nona vez e ganhou 4 vezes o prêmio, contra 3 títulos do português (que faz sua oitava final de Bola de Ouro). 
O Bola de Ouro foi criado em 1956 pela revista francesa France Football. Em 1991, a Fifa uniu a premiação. Cinco brasileiros ganharam o troféu de melhor do mundo: Romário (1994), Ronaldo (1996, 1997 e 2002), Rivaldo (1999), Ronaldinho (2004 e 2005), além de Kaká (2007).

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Escolhas de Guerrero


Presidente quer festa no clássico e descarta Pato: “Não é bagunça”


Pato não fará sua 101ª partida pelo São Paulo no domingo (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Pato não fará sua 101ª partida pelo São Paulo no domingo (foto: Djalma Vassão/Gazeta Press)
Roberto de Andrade resumiu na palavra “festa” o que espera no domingo, no clássico do campeão brasileiro Corinthians contra o São Paulo, em Itaquera. O presidente alvinegro só se recusou, no clima de celebração, a liberar a presença em campo do atacante Alexandre Pato, emprestado ao rival e impedido por contrato de atuar no Majestoso.
“Zero. Zero. Zero”, afirmou, sobre a chance de o atleta conhecer a arena da zona leste paulistana. “É festa, mas não é bagunça.”
Com o hexacampeonato do Campeonato Brasileiro assegurado, o clube do Parque São Jorge receberá o troféu após o clássico. Todos os ingressos já estão vendidos para o confronto, que tem muito mais importância na tabela de classificação para o São Paulo, ainda na briga por classificação à Copa Libertadores.
“Já é campeão. Já é campeão. É mais um jogo, nada diferente. Festa, festa, festa. É só isso o que eu falo. Tudo pode”, disse Roberto de Andrade, confirmando a cerimônia de premiação em Itaquera. “Tem taça. É oficial isso aí, não fui eu que pedi. A CBF fará a entrega da taça no domingo. Terá festa”
Nessa festa, o dirigente toparia que os atletas do rival São Paulo entregassem as faixas ao Corinthians. Com ironia, ele disse aprovar a praxe adotada em campeonatos europeus – quando um time conquista o título de maneira antecipada, é agraciado pelo adversário da rodada seguinte.
“Não vejo problema nisso. Desde que o adversário concorde. Se o adversário, não concorda, não tem o que fazer. Mas vejo com bons olhos”, sorriu o dirigente, campeão pela primeira vez como presidente da agremiação do Parque São Jorge.

Qual é a diferença entre o Casemiro do Real e aquele Casemiro do São Paulo?

A pergunta não tem fundo nacionalista e, creiam, não é desfocada da realidade como aquele famoso dilema gaúcho: Taison ou Messi, o tempo dirá. O tempo disse.
A pergunta vem no site da Liga Espanhola, dia 16 de novembro, como um dos duelos que podem definir um novo clássico entre Real Madrid x Barcelona.
Busquets x Casemiro. Ou Busquets, o melhor volante do mundo contra Casemiro, o Busquets do Real Madrid. Os "equilibristas" de duas equipes ofensivas. As bússolas dois times que disputam o título.
Os elogios a Casemiro são muitos. Ele é chamado de o "guarda-costas" de Rafa Benítez, o treinador do Real. O site lembra que é seu primeiro clássico contra os 14 de Busquets e que o brasileiro é titular há nove jogos.
A ascensão de Casemiro é marcada após um ano de empréstimo ao Porto, que ajudou a chegar às quartas-de-final da última Liga dos Campeões.
Em agosto, já de volta a Madri, após uma partida muito dura contra o Atlético de Madrid, o site da Liga disse que, se Benítez havia pedido apenas marcação, ele havia cumprido sua tarefa 100%. E que estava sendo o que Illara e Lucas Silva não haviam conseguido.
Mas é o mesmo Casemiro? Aquele que os treinadores não conseguiram definir se era volante, segundo volante ou meia? Aquele que chorou após uma grande partida contra o Corinthians, dizendo que não era reconhecido como Lucas?
É e não é. Casemiro está diferente. ""No Porto, eu aprendi a me tornar homem", disse, quando voltou ao Real Madrid. E arrogância do Casemarra, sempre citada por seus detratores. Em outra entrevista, recusou o apelido. "Não gosto. Apenas aceito que Luís Fabiano, que considero como um pai, possa dizer isso".
Julen Lopetegui, treinador de Casemiro no Porto, vai em direção oposta à famosa arrogância nunca documentada na passagem do jogador pelo Brasil. "A chave de seu sucesso é que tem grande mentalidade, tem paixão e humildade para continuar aprendendo sempre"
É um Casemiro mais humilde e senhor de si. Mas seria o bastante justificar o grande momento de sua carreira?
Melhor dar uma olhada na questão tática. Desde que deixou o São Paulo e chegou para o Real Madrid B em 2012, acabou a indefinição. Casemiro seria o primeiro volante, o homem do desarme, alguém que permite aos outros criarem à vontade.
E ele tem feito isso. No ano passado, pelo Porto, foi o segundo ladrão de bolas da Liga dos Campeões, atrás apenas de Matic, do Chelsea. Além disso, em 41 jogos, fez quatro gols e deu quatro assistências.
É o maior ladrão do atual campeonato espanhol. "Ele tem pulmão mas tem futebol também. Dá equilíbrio ao time, mas também pode se unir a Modric e Kroos como iniciadores de jogadas, diz o site da Liga.
A imprensa espanhola gosta de muito de estatísticas. E recorreu a elas para enaltecer Casemiro após o empate por 0 a 0 contra o PSG na Liga dos Campeões. E os números impressionam. Foram 7 recuperações de bola, 11 interceptações, 9 vitórias em 13 divididas e 86% de acerto nos passes. Acertou 43 de 50.
O jornal As foi pródigo em elogios. Estampou Casemiro na capa e disse que ele havia assumido o comando do time. "Foi por isso que o trouxemos de volta", diz Benítez. "No ano passado, eu via jogos do Real Madrid e sempre disse que faltava um volante com essa característica. Se você tem um jogador que equilibra a equipe, que sabe jogar e vai à luta, o time melhora. Ele sustenta nosso ataque", completou.
Em outra partida, vitória de 3 a 1 sobre o Celta, o jornalista P.P San Martin creditou grandes méritos ao trio Casemiro-Kroos-Modric. "Benítez conseguiu a vitória com uma marcação forte e coordenada no campo rival. Casemiro conseguiu 16 desarmes, Modric, 9 e Kroos, cinco".
Não é de admirar que tenha pedido que o Real Madrid exercesse o direito de trazer o jogador de volta. Mesmo custando R$ 27 milhões.
E assinado um contrato até junho de 2021 com o ex-garoto marrento (será?) que os técnicos brasileiros não souberam escalar na posição correta e que foi um dos dois jogadores do Real Madrid a participar do início ao fim das últimas oito partidas do clube.
O outro foi um português chamado Cristiano Ronaldo.

Dicas do Cartola para a rodada #36: seu time por 108, 126 ou 179 cartoletas

Você mal olhou qual sua pontuação na rodada #35 e percebeu que faltam menos de 24 horas para fechar o mercado. Se teve feriado para curtir e faltou tempo para dedicar ao Cartola, aqui estão as Dicas do Cartola para a rodada #36. O mercado fecha no sábado, às 17h30. Não perca tempo e monte o seu time!
As Dicas do Cartola são uma referência para quem gosta de considerar as estatísticas de atletas e clubes para montar sua equipe. Como foram concluídas horas após o fechamento da rodada anterior, muita coisa pode mudar nas equipes, por isso, é fundamental o acompanhamento doPlantão para saber se algo muda nos clubes. O objetivo da equipe econômica é ajudar os cartoleiros que têm encontrado dificuldades e estão com o cofre vazio buscando jogadores que venham de desvalorização e tenham potencial estatístico de se valorizar nesta rodada para poder escalar nas próximas jogadores mais valorizados na busca por melhor pontuação.
Se levado em conta o retrospecto histórico e o desempenho das equipes como mandante e visitante nesta temporada, Atlético-MG e Sport são ótimas alternativas. Confira abaixo.
Bom jogo para todos. Divirtam-se!
GOLEIRO
Wilson (Coritiba) - C$ 9,66
wilson coritiba x são paulo couto pereira  (Foto: Giuliano Gomes/PR Press)Foto: Giuliano Gomes/PR Press
Um dos goleiros mais decisivos do Brasileirão-2015 recebe o Santos, que tem outro goleiro decisivo. A diferença é que, focado nas decisões da Copa do Brasil, nos últimos quatro jogos como visitante, o Santos não fez gol, e nos quatro anteriores, marcou apenas três.
LATERAIS
Samuel Xavier (Sport) - C$ 7,46
Samuel Xavier Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Recebe o Atlético-PR, que nos últimos oito jogos como visitante, marcou apenas três gols (e em três jogos diferentes). A chance de os defensores do Sport conseguirem ao menos o bônus por não sofrer gol é considerável.




Renê (Sport) - C$ 9,00
Renê Sport (Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press)Foto: Aldo Carneiro / Pernambuco Press
Para reforçar a aposta vale dizer que, quando mandante, o Sport tem ampla vantagem histórica sobre o Atlético-PR: foram seis vitórias do Sport, cinco empates e apenas uma vitória do Furacão em 12 confrontos.
ZAGUEIROS
Juninho (Coritiba) - C$ 4,60
Juninho Coritiba (Foto: Thiago Ribeiro)Foto: Thiago Ribeiro
Vem de desvalorização de 25%. Mas para reforçar a aposta na defesa do Coritiba, que recebe o Santos, é necessário um alerta: o jogo reúne o segundo pior mandante da competição, o Coxa, e o terceiro pior visitante, o Peixe. Nos últimos seis jogos como mandante, o Coritiba sofreu oito gols. Nos últimos três, levou seis. Mas o Santos tem poupado energia fora de casa para usar na Copa do Brasil, como indica sua campanha fora de casa, embora tenha talentos suficientes para jogar muito bem em qualquer lugar, como indica sua classificação à final da Copa do Brasil.

Leandro Silva (Coritiba) - C$ 4,64
Leandro Silva Coritiba (Foto: Monique Silva)Foto: Monique Silva
Santos empatou sem gols com o Flamengo em casa na quinta-feira, joga neste domingo com o Coritiba, e na quarta-feira faz o primeiro jogo da final da Copa do Brasil na quarta-feira. Leandro Silva, do Coritiba, embora apareça no Cartola como zagueiro, vem atuando como lateral, o que aumenta sua possibilidade de pontuar com assistência.
MEIAS
Alan Patrick (Flamengo) - C$ 7,93
alan patrick gol (Foto: andré durão)Foto: André Durão
Vem de desvalorização de 29% porque foi o maior pontuador há duas rodadas, joga em casa e tem potencial, embora o Flamengo seja o sétimo pior mandante do Brasileirão e vá receber a Ponte Preta, a quinta melhor visitante. A sugestão se baseia também no fato de ser o sexto jogador que mais gols marcou como mandante, sete.


Giovanni Augusto (Atlético-MG) - C$ 8,23
Giovanni Augusto em ação durante a partida contra o Avaí (Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG)Foto: Bruno Cantini/Flickr do Atlético-MG
O Atlético-MG tem apenas três pontos de vantagem para o Grêmio na vice-liderança do Brasileirão, posição que classifica diretamente para a fase de grupos da Libertadores (o terceiro colocado disputa uma eliminatória). Recebe o Goiás e tem de vencer. Na história, o Atlético-MG tem ampla vantagem quando mandante, com 11 vitórias do Galo, dois empates e cinco vitórias do Goiás em 18 jogos. Giovanni Augusto é o sexto mandante que mais assistências fez para gols de companheiros (quatro). Ainda marcou dois gols em casa.

D´Alessandro (Internacional) - C$ 17,84
Internacional x Santos Beira-Rio Brasileirão D'Alessandro Inter (Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com)Foto: Diego Guichard/GloboEsporte.com
Tem um Gre-nal pela frente como mandante. Depois da goleada do primeiro turno (Grêmio 5 a 0), o Inter tem uma cobrança nas costas. É jogo com a cara de D´Alessandro, que deve estar muito bem preparado fisicamente e vem de pequena desvalorização. O Colorado é o quinto melhor mandante e recebe o quarto melhor visitante.
ATACANTES
Marcos Junior (Fluminense) - C$ 4,97
Marcos Júnior Fluminense (Foto: André Durão / GloboEsporte.com)Foto: André Durão / GloboEsporte.com
Como mandante, de cada duas finalizações, acerta uma, o que já lhe rendeu quatro gols. O valor é atraente e vai receber o Avaí, que nos últimos oito jogos como visitante, sofreu 18 gols e marcou cinco.



Hernane (Sport) - C$ 10,69
Gerson Fluminense Hernane Sport (Foto: Divulgação Fluminense)Foto: Divulgação Fluminense
Deve ser a referência do ataque do Sport, que recebe o Atlético-PR. Seu retrospecto não é muito positivo como mandante, mas como André está suspenso, é provável que seja mais acionado.



Nenê (Vasco) - C$ 13,26
Nenê Vasco x Goiás (Foto: Paulo Fernandes / vasco.com.br)Foto: Paulo Fernandes / Vasco.com.br
Vem de desvalorização de 14%. Nos últimos quatro jogos como visitante, Nenê marcou quatro gols e ainda fez duas assistências para gols de companheiros.
TÉCNICO
Jorginho (Vasco) - C$ 9,40
Jorginho Vasco (Foto: André Durão)Foto: André Durão
Viaja para enfrentar o Joinville, sexto pior mandante da competição, mas que não perde em casa há 11 rodadas. O valor de Jorginho é atraente e se acredita na aposta em Nenê, o Vasco pode ganhar pontos preciosos nessa luta direta contra o rebaixamento.


Opções para equipe emergente para a rodada #36 (Foto: GloboEsporte.com)
Opções para equipe rica para a rodada #36 (Foto: GloboEsporte.com)http://globoesporte.globo.com/cartola-fc/noticia/2015/11/dicas-do-cartola-para-rodada-36-seu-time-por-108-126-ou-179-cartoletas.html

Gabigol minimiza empate na Vila e crê que Santos volta ao G-4 no domingo

O atacante Gabriel Barbosa deixou o campo confiante apesar do empate sem gols do Santos diante do Flamengo, nesta quinta-feira, na Vila Belmiro, em jogo válido pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. Além de não considerar o empate um resultado ruim, o camisa 10 acredita que a equipe santista pode voltar ao G-4 no próximo final de semana.
"Ganhamos vários jogos em casa, mas não conseguimos hoje. A torcida reconheceu que lutamos. Nada deu certo, mas o importante é que o time não perdeu. Tem dia que não dá nada certo. O importante é que somamos um ponto. Foi jogo bom, aberto", afirmou Gabigol.
"Eles (São Paulo) estavam atrás da gente, mas temos totais condições de passá-los no final de semana", completou.
Para voltar ao G-4, o Santos precisa vencer o Coritiba no próximo domingo, às 19h30 (de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba, e torcer para que o tricolor paulista tropece diante do Corinthians, na Arena Corinthians. 


Com o empate contra o Flamengo, o Santos caiu para a quinta colocação, com 55 pontos. O São Paulo "roubou" a vaga santista no G-4 ao vencer o Atlético-MG por 4 a 2. Com a vitória, o tricolor paulista subiu para a quarta colocação, com 56 pontos. 

terça-feira, 10 de novembro de 2015

Paulistas dominam top 10 no Brasileirão e fazem campanha histórica

O estado com mais representantes no Brasileirão deste ano é São Paulo, com cinco times. São eles: Corinthians, Santos, São Paulo, Ponte Preta e Palmeiras.
No momento eles estão entre os dez primeiros do campeonato. Esta é a primeira vez em que todos os clubes paulistas ficam no Top10 da competição na era dos pontos corridos. (Confira os números abaixo)
Mas não é só, somados os aproveitamentos dos cinco times citados acima (55,1%), teremos a melhor campanha do estado de SP nesse período, iniciado em 2003.
Como o campeonato ainda não acabou, o melhor aproveitamento registrado foi na edição de 2007, ano em que o São Paulo levou o título. Naquele BR, São Paulo, Santos, Palmeiras e Corinthians tiveram, juntos, 52,8% dos pontos disputados. Os três primeiros ficaram no Top10, já o Timão sofreu com o rebaixamento.
Outra campanha de destaque dos paulistas foi em 2011, quando o Corinthians foi o campeão. Junto com São Paulo, Santos e Palmeiras somaram 51,1% dos pontos disputados. Sendo que só o Verdão ficou fora dos dez primeiros da competição.
A pior campanha dos times de São Paulo, de 2003 para cá, foi na edição de 2013, quando Portuguesa e Ponte Preta foram rebaixadas e nenhum dos representantes se classificou para a Libertadores. O dono da melhor colocação foi o Santos, em 7º. São Paulo, em 9º, e Corinthians, em 10º, completaram o time de paulistas.
Já a última vez em que cinco equipes paulistas ficaram no Top10 foi em 2004. Curiosamente estavam lá Santos, São Paulo, Palmeiras, Corinthians e Ponte Preta. No entanto, o campeonato era disputado por 24 clubes e o estado estava representado por sete times. Além dos já citados, São Caetano e Guarani estiveram presentes no certame.
Em 2015, o Corinthians lidera o campeonato e está próximo de confirmar o título, enquanto Santos, São Paulo, Palmeiras e Ponte Preta ainda brigam por vaga no G4.
Vale destacar que os 76 pontos conquistados pelo Timão até aqui já é a maior pontuação atingida por um clube paulista desde 2007, quando o São Paulo levantou a taça com 77.
Com exceção do Santos, que arrancou durante o campeonato, os outros quatro sempre estiveram brigando pelas primeiras posições. Apesar das oscilações de Palmeiras e São Paulo, os cinco se mantiveram com pontuações altas.
Não é à toa que a decisão da Copa do Brasil será entre clubes de São Paulo. Mesmo que sejam formatos diferentes de competição, um pouco dessa boa campanha no BR-15 foi confirmada no mata-mata.
Talvez esses números não indiquem superioridade, mas abrem a discussão para o balanço da temporada 2015 que, sem dúvidas, já é ótima para os paulistas.
CONFIRA OS NÚMEROS DOS PAULISTAS DESDE 2003:
2003
6 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 49,4%
2004
7 representantes - 5 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 50,7%
2005
6 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 49,1%
2006
6 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 45,9%
2007
4 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 52,8%
2008
6 representantes - 2 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 48,9%
2009
6 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 46,5%
2010
6 representantes - 4 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 43%
2011
4 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 51,1%
2012
6 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 44,3%
2013
5 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 41,7%
2014
4 representantes - 3 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 50,9%
2015
5 representantes - 5 entre os 10 primeiros
Aproveitamento - 55,1%